A busca pelo melhor posicionamento possível no Google, para o número de palavras-chave, é um dos maiores desafios do marketing digital. Outro grande desafio é atrair potenciais clientes até o seu site.
Estas são as duas grandes funções do marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo é entregar informação valiosa para potenciais clientes, engajar, criar laços de confiança para melhores conversões e ainda trabalhar a atualização constante que é muito bem avaliada pelo algoritmo de buscas do Google.
1. Tenha uma estratégia em mente.
Se o público alvo é leigo em técnicas de vendas pela internet, a mensagem que você deve passar é que você domina o assunto e pode ajuda-lo.
2. Evite ser técnico demais
O melhor caminho é explicar de maneira didática. Quando você enche o texto de termos técnicos, há uma tendência ao abandono da leitura.
3. Faça reuniões de pauta
A reunião de pauta com outros pares e até mesmo clientes, ajuda a refinar o conteúdo que será produzido, além de possibilitar uma melhor divisão de tarefas onde cada um fala suas melhores expertises.
4. Defina uma frequência de publicações
Seja um texto por semana ou todos os dias, é importante que se tenha uma regularidade na disponibilização de conteúdo.
5. Evite textos longos demais
Não encha linguiça, o leitor não burro, vai perceber que você está enrolando. Títulos com 76 caracteres e textos entre 300 e 500 palavras são mais que suficientes.
6. Ilustre
Uma imagem vale mais que mil palavras, este clichezão ainda faz todo o sentido. Existe bons bancos de imagens, inclusive gratuitos, como o Photopin, então porque não usar? Lembre de preencher um titulo e texto alternativo(alt) de acordo com sua estratégia de palavras-chave.
7. Limite a faixa de palavras-chave que vai trabalhar.
Não tente abraçar o mundo misturando alhos com bugalhos, mantenha o foco nos seus negócios e no público alvo.
8. Meça resultados e otimize
Use Google Analytics, Webmaster Tools, mas aprende a acompanhar os posts que mais geram resultados.
9. Saia do próprio umbigo
falar insistentemente apenas sobre si mesmo é armadilha. Escreva em outros sites e mantenha o costume de disponibilizar espaços em seu site também. Interesse e fale inclusive sobre seus concorrentes.
10. Comente, discuta
Mantenha os comentários sempre abertos, responda uma a um, inclusive quando receber críticas.
11. Espalhe conteúdos em múltiplos formatos
Cada pessoa tem sua própria dinâmica de absorção de conteúdo, não limite a apenas blog. E-books, White Papers, Podcasts, Videos. Use diversos meios.