Imagens e vídeos na internet ganharam muita força na publicidade depois da popularização do 3 e 4G, agora já é praticamente uma obrigação ficar por dentro de todas as técnicas. Já faz uma década que a publicidade via internet vem ganhando robustez criativa e envolvendo mais e mais usuários, por ser uma publicidade menos invasiva, mais instantânea e criativa.
O gráfico abaixo mostra o crescimento que o Facebook tem tido ao longo do último e o crescimento drástico de um outro serviço, o Snapchat. Tudo isso, revela o forte momento em que vive o compartilhamento de vídeos na internet e as brechas publicitárias que isto abre para os negócios em geral.
O gráfico abaixo abrange o crescimento do compartilhamento de imagens nos meios sociais. Todos apresentam crescimento em maior ou menor grau. Entre 2014 e 2015 observamos o salto de uma das estrelas das novíssimas tecnologias de comunicação, o Whatsapp.
O poder das imagens e vídeos nas novas plataformas móveis como Whatsapp e Snapchat
Por fim, o terceiro gráfico, aponta o crescimento de usuários de compartilhamento de imagens ao longo dos últimos dois anos. O crescimento do compartilhamento de imagens mais que duplicou em apenas dois anos.
Esses dados reafirmam o caráter multimídia e multidispositivos que vem tomando a publicidade na internet, que aponta para campanhas multicanais de alta aderência e tempo de abertura muito mais rápido do que a simples veiculação de banners e links patrocinados.
De olho no comportamento do usuário, o Google já reforçou o arqueamento dos sites responsivos, das imagens compartilhadas no Google+ e o Facebook mantém o alcance dos vídeos bem acima de outros tipos de mídia.
É tempo de repensar as estratégias de divulgação.
Foto: @lattefarsan via VisualHunt / CC BY-SA