A área de advocacia é uma das mais impactadas pela revolução tecnológica. Os meios digitais permitem um grau de aprofundamento e cada pessoa ou empresa em busca de um fornecedor dispensa um bom tempo consumindo informação.
Um advogado pode até achar que um site de escritório de advocacia não é vital para o negócio, uma vez que ele raramente é um canal para trazer novos clientes, afinal, não é assim que a área capta clientes. É uma análise muito precipitada posta que o site pode ser o decisor direto, a reputação pública da sua marca. Desta maneira, apenas ter um “point” na web também não está entre as boas práticas.
A internet é o principal canal de comunicação entre negócios, troca de informações, referência. O meio jurídico é também impactado por tudo isso. Presença profissional na web é um potente fator de comunicação.
Vamos às 6 características essenciais de um site de escritório de advocacia
1. Institucional
Único ponto que não há como fugir, o site do escritório de advocacia será institucional, sempre. O advogado não vende serviços online, nem falará sobre preços . Um site institucional na sua essência deve trazer bem à vista seus contatos e sua real estrutura, equipe que compõem e as áreas em que atua de maneira suscinta e clara. Esqueça Missão, Visão , Valores, ninguém lê isso.
2. Aparência sobre e de bom gosto
A advocacia é um ramo pautado pela transparência e seriedade, diferente de uma loja que conta com imagens para vender produtos. Também não é por ser sério e sóbrio que não pode ter efeitos de usabilidade e uma palheta de cores um pouco mais ousado. Fotos e grandes e reais que peguem toda a tela, transições entre as telas. Fuja dos clichês, as estatuas caretas da justiça e as balancinhas. Ex: lbca.com.br
3. Personal
As pessoas são a essência do escritório e isto deve estar claro no site. Fotos, formação, experiências profissionais, especializações e afins. A pessoa que visita não está buscando um software, está buscando um atendimento. Mantendo um atendimento prévio via chat.
4. Conteúdo
Espera-se a experiência em um site escritório de advocacia. Que mostre a domínio nos assuntos nos quais atua. É possível sem um esforço hercúleo manter um blog com cases, precedentes, pareceres jurídicos e opinões. Tudo isso vai contribuir para o ranqueamento do site no Google.
5. Vivo e ativo
O fato de o site ser institucional e sério não significa que ele deva ser estático, aliás nenhum site deve ser um mero panfleto hoje em dia. Publicar conteúdo diversificado, sobretudo em vídeo é uma das melhores práticas de ranqueamento. Conteúdo de autoria própria sempre muito melhor mas é possível bons resultados agregando conteúdos de outras fontes.
6.Tecnologia essencial
Sites responsivos são essenciais, o próprio Google penaliza os que não. Otimizados para os buscadores(SEO). Se o site do seus escritório tem mais de 4 anos provavelmente é hora de mudar muita coisa.
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