1. Marketing Social
Os consumidores passaram a observar as marcas de quem compram. Empresas mais engajadas em ações filantrópicas, sociais, ambientais tendem a converter vendas de melhor qualidade. Assim, se tornam comuns as compras onde ao final do processo, incentivam seus clientes a fazerem doações ou se informar sobre campanhas diversas. Promover as boas ações e o engajamento social estão entre as tendências de marketing digital para 2017. Geram alta credibilidade.
2. Mobile first
O que era crescimento consistente até os anos recentes passou a ser predominante. A tela do celular é a nova TV aberta. Sites não responsivos ou incompatíveis com as telas dos smartphones estão fora do jogo e acumulurão alta rejeição. Se havia um bom momento para renovar o site, a hora é agora, quando o próprio Google reduziu o ranqueamento dos sites nativos apenas para desktops.
3. Wearables
Os dispositivos “vestíveis”como óculos, relógios smart ganharão novo fôlego. Puxados pelo barateamento, os vídeos 360 graus ganham força para os óculos VR – virtual reality. Especialmente no campo imobiliário os apartamentos à venda na planta podem ganhar diferencial com marketing digital visto pelo prisma da realidade virtual. Será muito usado para o turismo também.
4. Ampliação do conceito de remarketing
O remarketing já causou alvoroço na era dos cookies mas, a recuperação do lead de interesse através de promoçÕes para carrinho abandonado, sugestões pós compra, nutrição de leads, ganharão novo significa entre as tendências de marketing digital para 2017.
5. Vendas multicanal
Muita gente entrou para o e-commerce, ao vencer a barreira da credibilidade e do marketing digital, sugem os novos desafios. Será comum em 2017 vivenciar a experiência de compra na loja física, na loja virtual e em plataformas como o Facebook. Todos os canais levam à compra.
6. Ferramentas para reter o lead
Vivenciamos o avanço do inbound marketing, tecnologia de publicidade multicanal que levava clientes a aderir a um funil de vendas. Na prática ainda falta a consolidação dos processo de nutrição de leads, onde o gestor aprende a transformar o lead em conversão. Veremos o upgrade dos site para o atendimento instantânea e retenção dos leads. Lead in popup, zopim chat, e conteúdo atrativo seguem sendo ações primordiais para o sucesso das marcas.
7. Engajadores
Em 2017 houve o boom dos Youtubers. Sairam da categoria de entertainers para alguns alcançarem o estrelato como Kéfera, Rezende Evil. Contudo, ainda há um sem número de ótimos formadores de opinião a ser descobertos e seguidos. Os Youtubers crescerão de maneira exponencial e a edição de videos rápidos e certeiros ganhará ainda mais destaque nas agências. As marcas ainda não descobriram que podem gerar seus próprios engajadores.