1. Cobrar pouco
O maior dos maiores erros. Quase todas as agências de marketing digital que entram no mercado, exceto as derivadas das velhas agências de publicidade grandes, cometem este erro. Apoiam-se na ideia de que cobrar o menos possível, será atraente para uma vasta gama de potenciais clientes. Ledo engano, os clientes o veem como “barato” e alguém que dá trabalho de baixa qualidade.
Considere que é um mercado onde os clientes descobrem o que querem só depois que recebem o trabalho e retornam o dobro do trabalho para a agência, então o pior marketing possível é cobrar pouco. Perca orçamentos, mas cobre o que é justo.
Freelancer cometem o mesmo “crime” contra si mesmos.
2. Os contratos
Não ter contrato com cláusulas claras. Um contrato com o tomador de serviços significa um acordo justo de que não vão exigir além do que foi acordado. Neste contrato especifique regras sobre os atrasos, alterações de escopo, produtos extras, suporte pós venda. Coisas simples, linhas gerais, sem mistérios e que poupam muita dor de cabeça.
Você não precisa contratar um advogado para ter um contrato, há uma enormidade de modelos e exemplos pela internet.
3. Saiba quando dizer não
O cliente tem sempre razão, eis a maior mentira criada nas relações comerciais. Orientar o cliente sobre o que é melhor para o caso dele, é um dever do atendimento à negócios, mas se o cliente exagera na dose de pitacos infundados você precisa dizer não. Você pode ser convidado a trabalhar menos do que sua taxa regular ou o cliente pode adicionar tarefas à sua pilha de trabalho atual. É uma boa prática de dizer não a clientes que podem prejudicar sua reputação.
O marketing digital é um ramo onde existe muitos clientes-problema, empresas-problema.
Apure sua sensibilidade na hora de atender e procure referencias sobre seu contratante.
4. Querer ser atraente para todos
Faz sentido de oferecer mais serviços para ampliar seu mercado. No entanto, quando você se foca no que é realmente especializado, mesmo que seja dois ou três serviços, você tende a ganhar e reter mais clientes. Isso porque você consegue ter mais controle sobre o marketing da tua agência, refina a equipe, apura o atendimento. Escolha um nicho que você ama fazer e algo que você é bom.
Não tente parece maior que é, tente ser melhor do que parece.
5. Continuar em contato com os clientes
Vou ser sucinto, o melhor jeito de continuar em contato com o cliente é de vez em quando oferecer dicas válidas para o negócio DELE. Inbound Marketing, ofereça ajuda, conteúdo, indicação, confiança.
6. Gestão do Tempo
Estime um prazo maior e entregue antes, é muito mais atraente do que oferecer um serviço rápido e não entregar nunca. Ofereça informação, análise dos riscos de atraso. Desta forma, você manterá seus clientes felizes! Mesmo que atrase.
7. O marketing e o marketing digital de sua empresa
Quando montamos a Trampo, a despeito da vasta experiência que tínhamos, obstinamo-nos por construir um portfólio, nos centramos em obter clientes à qualquer preço para ter o que mostrar. Ridículo, nossos primeiros clientes eram pessoas da nossa rede de contatos, com quem cometemos os mesmos erros que qualquer empresa iniciante comete. Se você quiser encontrar um trabalho adicional e crescer, você terá que trabalhar constantemente as suas habilidades em mostrar que tem algo a mais a oferecer:
Atendimento
Blog
E-books
Networking
Feiras
Encontros de start ups
Opinião
8. Trabalhar demais
Quando inicia-se na carreira de agência de marketing digital deparamo-nos com o chamado ˜pressuposto fatal”, dizer: – Eu sei tudo o que é necessário para me dar bem nesse negócio.
Erro! Erro crasso!
No começo, com equipe, estrutura, expertise, quase tudo enxuto, seu tempo terá que ser dividido entre mão-de-obra, marketing, atendimento, contabilidade, RH, pré-vendas, suporte, até café você mesmo vai fazer.
Compreenda o uso do tempo:
– Simplifique
– Organize-se
– Não rumine problemas
Tirar um tempo para si mesmo ajuda você a recuperar a motivação e se sentir mais revigorado para trabalhar com o marketing digital.
Fonte: Creative Market