8 Passos do planejamento de uma campanha eleitoral na internet

Com a concentração enorme de pessoas usando a internet diariamente, esse meio digital se tornou muito atrativo para fazer negócios, socializar com amigos e parentes distantes, e também despertou o interesse do meio político  através da campanha eleitoral na internet.

Esse interesse pode ser explicado devido o grande potencial que a internet tem de alcançar pessoas de lugares variados, com uma rapidez impressionante e com filtros de interesse de alta precisão. Observando a capacidade que a internet tem de alcançar milhares de pessoas por minuto, esse cenário se tornou uma arma de alto poder para a realização de campanhas eleitorais, desde que usada de maneira profissional.

A Agência Trampo é referência em conteúdos sobre marketing político, Sabemos precisamente como montar uma infraestrutura digital de campanha política e treinar equipes e pessoas. Consulte-nos sobre sua estrutura digital.

Atualmente os políticos não concentram suas ações e campanhas apenas com atos físicos, a internet já desequilibra a disputa na conquista de eleitores. Mas é preciso saber usar essa ferramenta com alto grau de conhecimento técnico, só assim você conseguirá obter os melhores resultados para sua campanha e poderá se destacar e sair na frente da corrida eleitoral.

Fazer uma campanha eleitoral na internet não pode ser considerado simples e fácil pelo fato das plataformas fazer parte do nosso dia a dia. Seu uso profissional requer muito planejamento e estudo. As ações devem ser planejadas com discernimento e estratégia. Um erro poder ser fatal para sua campanha.

Por isso recomendamos a contratação de pessoas especializadas ou treinadas adequadamente em realizar campanhas eleitorais na internet para lhe ajudar nessa empreitada. Assim você conseguirá estar conectado o tempo todo, ficando mais próximo de seus eleitores, e poderá continuar com seus compromissos pessoais, fazendo ações off line.
A seguir você confere 8 passos do planejamento de uma campanha eleitoral na internet:

1. Defina o perfil do público-alvo de acordo com seus ideais e propostas

O primeiro passo que deve ser tomado no planejamento de uma campanha eleitoral na internet é a definição do público alvo. Esse passo é primordial, já que é a partir dele que você conseguirá trabalhar as outras ações e estratégias da campanha, direcionada ao perfil do seu público. Assim você saberá qual o tipo de linguagem que deverá usar, assim como o melhor conteúdo para esse público e as propostas que conseguirão atender as necessidades dos mesmos.

2.Contrate uma equipe especializada

Como já mencionamos é essencial que você tenha ao seu lado na campanha pessoas que são especializar em marketing eleitoral online. As redes sociais funcionam em um ritmo muito rápido, as noticias são bombardeadas a todo instante e na mesma velocidade que aparecem elas somem, em média um conteúdo dura 2h na timeline das pessoas. Por isso é necessário estar sempre sendo “visto”, afinal quem não é visto não é lembrado.

Daí a importância de profissionais que entendam das estratégias na internet e também de uma pessoa que consiga atender essa demanda e prestar atendimento a seus eleitores sanando dúvidas, ouvindo opiniões e gerenciando suas contas nas redes sociais e na internet diariamente.

3.Escolha da estratégia política para ser usada em sua campanha

Após definir o perfil do seu público alvo é hora de criar as estratégias que serão utilizadas na campanha eleitoral. É preciso organizar quais ações físicas serão realizadas, em quais redes sociais sua campanha estará presente, assim como qual o melhor conteúdo que o seu público gosta de consumir.

É a hora de decidir se você é um representante de algo setor da sociedade ou se é um diletante e bem intencionado candidato.

Para criar um conteúdo que agrade seu público alvo é preciso que você leve em consideração aspectos como: o tipo de linguagem que seus futuros eleitores costumam usar, os assuntos que eles gostam de debater, as pautas que eles defendem, entre outros.

O fato é que você deve centrar forças em criar um conteúdo de interesse e que agregará na vida dessas pessoas. Demonstrando assim que sua campanha é seria e que seu mandato será focado em trazer melhorias para a população. Além disso, conteúdo bom gera confiança e confiança gera conversão em voto.

4. Defina os canais online de comunicação que serão utilizados

Existem inúmeros canais online para fazer sua campanha. Por isso pode surgir dúvidas de qual será o melhor para utilizar. Para fazer essa escolha é preciso levar em consideração alguns fatos como: em qual meio seu público alvo está mais concentrado?

Qual meio possui maior alcance de pessoas? Qual plataforma atenderá as minhas necessidades para demonstrar minhas propostas através de vídeos, postagens, entre outros?

Após responder algumas dessas perguntas você será capaz de criar uma lista de plataformas que atendam essas necessidades e assim selecionar algumas para fazer sua campanha online. É importante lembrar que você não precisa estar em todos os canais online, mas é importante estar presente em mais de um.

5.Projeto SEO de campanha

Com a proibição de financiamento privado de campanha, a melhor maneira de promover seu site e conseguir ganhar destaque no meio de tantos outros existentes, é aplicando técnicas de SEO constantemente para que o seu posicionamento nos motores de busca seja sempre de destaque. Lembre-se que as pessoas buscam a internet para se informar sobre cada candidato.

Essas técnicas ajudam não só a melhorar o ranqueamento do nome do candidato nas buscas, mas também permite os outros canais digitais apareçam melhor.

6.Criação de um cronograma de postagens (blog, redes sociais etc.)

A criação de um cronograma de postagens é muito importante. Assim você conseguirá estar em constante contato com seu eleitorado solucionando dúvidas, apresentando suas propostas, criando debates, ouvindo as necessidades da população.

Além também de manter sua imagem sempre presente na cabeça dos eleitores, com a velocidade que as coisas acontecem no mundo digital é muito importante não deixar que sua imagem caia em esquecimento, principalmente em época de campanha.

7.Retenção de contatos

O CRM é um software que integra estratégias para fazer a gestão de relacionamento com o cliente, faz o gerenciamento dos contatos e o estágio de engajamento de cada pessoa. Um software ajuda muito em uma campanha eleitoral, pois torna mais ágil a comunicação direta com o cidadão na hora da conversão.

8.Mobilização

Não basta ter um gerenciamento perfeito e estar presente diariamente nas redes sociais, uma campanha bem feita do começo ao fim, necessita do contato direto com o eleitorado. Por isso é muito importante que você ganhe a credibilidade dos seus eleitores, e consiga mobiliza-los para ir a eventos, passeatas, e que estejam dispostos a ouvir presencialmente suas propostas e acompanhar suas ações.

Esses são alguns passos que você pode aplicar em sua campanha eleitoral na internet para conseguir êxito e sair na frente da corrida eleitoral.

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