No marketing digital a palavra “lead” é muito usada. Mas afinal, o que é um lead? Muita gente se confunde com o significado da palavra, vamos esclarecer isso neste post.
Lead é um cliente em potencial.
Podemos considerar um lead todas pessoas que entram em contato com empresas na intenção de cotar serviços e produtos ou realizar negócios de interesse da empresa consultada.
Pode ser considerado um lead também, pessoas que deixam seus e-mails, contatos, nome e sobrenome para conseguir algum serviço, como baixar um e-book ou pdf na internet.
Isso é considerado um LEAD porque eu vou reter o contato da pessoa, podendo assim, contatar eventualmente e oferecer alguma vantagem, já que trata-se de alguém que tem ou já teve interesse na empresa.
O Lead possui alguns estados:
• LEAD FRIO
Um potencial cliente que entrou em contato com a sua empresa. Seja por formulário do site ou por e-mail. Ele só quer saber dos preços e vantagens.
Não está muito engajado com a marca e nem com muita confiança do serviço que será prestado.
• LEAD EM NUTRIÇÃO
O possível cliente ainda não está pronto para fechar o negócio. Mas fica pedindo informações sobre o serviço.
• LEAD QUALIFICADO OU VÁLIDO
O possível cliente já confia na empresa/marca e nos serviços. Está pronto para fechar negócio.
• LEAD RECICLADO
É o possível cliente que entrou em contato, pediu todas as informações e desistiu da proposta.
Depois de um tempo, ele volta a se comunicar com a empresa, pronto para a negociação.
Muitas empresas no exterior e aqui no Brasil oferecem o serviço de “geração de leads”.
As empresas contratam esse serviço para receber leads. Ou seja, a empresa paga pelos clientes que vai receber. A empresa contratada já passa o contato de possíveis clientes.