Todas as pessoas que tem algum tipo de negócio querem o seu lugar ao sol no concorrido mercado. Mas para isso, sua empresa precisa ter boa presença em todos os meios digitais existentes e é exatamente sobre isso que esse artigo vai tratar. Se seu negócio quer ter presença no Google partindo do zero, leia até o final e fique por dentro das dicas.
O que é presença digital?
A presença digital é a forma como uma empresa se posiciona na internet, ou seja, como ela utiliza os meios digitais para estabelecer um relacionamento e se comunicar com seus clientes. Com o advento da internet, tudo fica mais fácil e o consumidor tem qualquer informação com poucos cliques.
É exatamente nesse momento que os clientes possuem infinitas opções de marcas, produtos e serviços à sua disposição para escolher o que melhor lhe convém. Por isso, ter uma boa presença no Google pode deixar sua empresa com melhores chances de ser a escolhida entre as concorrentes.
Mas criar um posicionamento digital forte e positivo não é nada fácil. Por isso, preste atenção nas dicas abaixo e siga-as à risca!
Ter site profissional
Se sua empresa realmente quer ter uma expressiva presença no Google, ter um site profissional é o primeiro passo. Um site é uma das melhores formas do seu negócio ser conhecido na internet.
Além disso, um site é um excelente canal de vendas para os clientes. O consumidor pode, no conforto da sua casa e com poucos cliques, comprar um produto ou serviço de qualquer lugar do mundo.
Milhares de buscas por produtos ou serviços são feitas por dia na internet. Se sua empresa não tiver um site profissional, como ela vai ter presença nos meios digitais e ser conhecida pelo público-alvo? Não existe outra forma de marcar presença no Google se sua empresa não tiver um site profissional.
Canal do Youtube
Essa é outra boa forma de marcar presença nos meios digitais e aumentar as vendas. Depois de criar um site profissional e já ter conhecimento do seu público-alvo, que tal inovar e criar um canal no Youtube?
Segundo pesquisas recentes, os vídeos são apontados como a melhor forma de relacionamento com os clientes e, cada vez mais, tem presença no Google. Eles prendem muito mais a atenção do usuário e seu poder de persuasão é muito maior do que o de um texto escrito.
Produzir vídeos que ofereçam conteúdo que ajude seu público-alvo a resolver seus problemas é fundamental para ter boa presença nos meios digitais e fazer sua empresa decolar rumo ao sucesso.
Manter as redes sociais alimentadas
Para ser ter presença no Google, nada melhor do que ter boa participação em todas as redes sociais. Facebook, Instagram e Linkedin são as principais redes sociais que sua empresa deve marcar presença.
Mas não basta ter uma conta nessas redes sociais que tudo estará resolvido. Antes de mais nada, é preciso alimentá-las com conteúdo exclusivo e de qualidade, além de dar a devida atenção a todos os seus seguidores.
Poste semanalmente algum tipo de vídeo ou conteúdo que faça a diferença na vida do usuário, seja sanando alguma dúvida a respeito de algum produto ou serviço ou algum depoimento positivo de alguém que já comprou de sua empresa. O mais importante é manter bem alimentadas as redes sociais.
Google meu negócio
Outra boa dica para ter presença no Google. O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que sua empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Mapas. Ela é de grande valia para divulgar seus produtos ou serviços.
Algumas informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções, ficam disponíveis para o seu público-alvo 24 horas por dia e 7 dias por semana. Isso pode alavancar suas vendas ainda mais.
Produzir conteúdo constante
Para marcar forte presença no Google, essa dica talvez seja uma das mais importantes de todas: produzir conteúdo de qualidade. As pessoas estão cada vez mais sedentas por informação relevante e se o site da sua empresa oferecer o que elas procuram, seguramente, ele ficará nas primeiras posições do Google.
Oferecer conteúdo constante e de forma regular não só deixa seu site bem ranqueado nos motores de busca mas ajuda a conquistar cada vez mais clientes. Vale ressaltar que o conteúdo deve ser original e interessante, ou seja, ele deve prender a atenção do usuário até o final.
Possuir páginas específicas dos produtos ou serviços
Está vendo como marcar presença no Google não é algo simples? Seu site também deve ser interativo e de fácil navegação. Nada de complicar a vida do cliente, principalmente se este estiver comprando algo.
O ideal é que seu site tenha páginas específicas de produtos ou serviços com informações claras sobre os mesmos bem como forma de pagamento e de entrega. Um site organizado é tudo!