O time de artistas de sucesso, mesmo que de relativo sucesso, é ínfimo perante o imenso mar de artistas incipientes. Os que antes eram chamados independentes – hoje todos são de algum forma- formam uma imensa massa de dados nas plataformas musicais.
Isso tudo faz com que existam diversos homônimos, artistas com nomes iguais ou semelhantes e aí entra em campo o algorítimo do Spotify para dizer para sua ferramenta de busca, quem deve aparecer primeiro.
Há o critério de anterioridade, o mais antigo melhor ranqueado mas acontece muitas de artistas mais conhecidos terem entrado nas plataformas tardiamente. Com isso entra em cena outros critérios e é preciso algumas ações, se faz necessário atuar no marketing para conseguir destaque.
Veja algumas maneiras de ganhar relevância:
1) Melhore a divulgação
Se você é tão desconhecido que não há demanda para te ouvir, o algorítimo vai te classificar obviamente como não-relevante. Então divulgue seu link do Spotify e peça para que as pessoas te ouçam.
Em uma experiência pessoal, no dia do meu aniversário eu publiquei na minha timeline do facebook que de presente de aniversário eu queria seguidores.
Publiquei o link e obtive um crescimento considerável.
2) Figurar e playlists de usuários
A presença em playlists pessoais e até empresariais em plataformas como do Spotify, Deezer e YouTube Music, ajuda os algoritmos a entenderem que seu trabalho é um produto relevante.
A quantidade de playlists, seguidores e plays influenciam também na relevância dos artistas relacionados. Então é uma ação de marketing pedir para amigos que conservam playlists nestas plataformas para incluir trabalhos seus.
Você também pode ter suas próprias playlists e compartilhar muito com seu público potencial.
Quer entrar na playlist da Trampo? Mande seu link pra gente, agencia@trampo.com.br
3) Presença em playlists oficiais
O Spotify, por exemplo, possui uma infinidade de playlists oficiais. Elas são montados por seus curadores e os resultados da busca ganham uma relevância maior muito rápido. Chegam mesmo a aparecer entre os principais nomes na busca.
Você pode enviar seus lançamentos para os curadores através do Spotify for Artists, eles dispõem de mecanismos para isto, experimente artists.spotify.com.