Depende, nos EUA sabemos que a Black Friday é formada ofertas reais de empresas renovando seus estoques e gerando capital para enfrentar a alta concorrência das compras de natal.
No Brasil há um misto entre oportunismo e oportunidades reais, mas sabemos que o turma dos oportunistas atrapalha, e muito, a oportunidade.
Do ponto de vista do marketing digital as notícias são boas. O próprio Google divulgou documento voltado para as agências, em que realça as reais chances de boa performance no marketing de buscas.
Vamos à alguns dados:
- DURANTE A 5a FEIRA QUE ANTECEU A BLACK FRIDAY, O VOLUME DE BUSCAS EM 2014 FOI ACIMA DE QUALQUER DIA DO ANO E ATINGIU O PICO AS 22:00
- AS 8:00 JÁ HAVIAM BATIDO O RECORDE DE BUSCAS DO MÊS
- NOS ÚLTIMOS ANOS, AS BUSCAS ACELERARAM MAIS NOS 7 DIAS QUE ANTECEDEM A BLACK FRIDAY
Bom estes são apenas alguns números que servem para salientar que:
- Ainda que exista muito oportunismo na Black Friday brasileira, é um momento de altíssima densidade de buscas e pré-disposição de compra por parte de quem busca.
Se você já trabalha com Adwords é uma boa hora para renovar as estratégias porque a Black Friday inaugura o período de maior densidade de compras e pesquisas com intenção de compra que pode haver em um ano, haja crise ou não.
Se você ainda não montou uma estratégia de marketing digital para a Black Friday, corra conhecer nossas campanhas de marketing digital.