Para falar sobre resultados orgânicos e resultados patrocinados no Google, também largamente chamados de busca orgânica e busca paga, é bom desfazer um mito: Patrocinar anúncios no Google não vai fazer seu site subir na busca orgânica.
É claro, pagando você aparece na primeira página desde que pague adequadamente pelo clique, mas não tem nada a ver com os resultados orgânicos.
Já vi agências se valerem deste artifício na hora de vender serviços de SEM – Search engine marketing, questione.
São assuntos separados, tratados de maneira separada nas regras do buscador.
O que pode acontecer é que, dependendo do assunto que seu site trata, quando aparece muito na busca patrocinada, você pode ser citado por outros sites e blogs e ganhar uns pontinhos com o crawler do Google, mas não conte com isso, serviços de SEO – Search Engine Marketing, vão muito além desse recurso.
Busca orgânica – Os resultados que aparecem listados segundo os critérios de ranqueamento do Google que leva em consideração vários fatores, principalmente o conteúdo original sobre o assunto que o visitante está pesquisando, mas também o tempo que a url tem de publicação, palavras-chave, sites que fazem referência a estes sites, estrutura do código, etc.
Busca patrocinada – São os resultados que aparecem até terceiro lugar na listagem, nas laterais também e que fazem referência aos termos buscados. No entanto estes resultados acontecem porque estas empresas pagam pelo marketing na busca através do Adwords.
Estes dois tipos de resultado de busca obedecem a critérios próprios de cada categoria e o único ponto em comum é que fazem referência aos termos buscados.
Outro ponto a ser levado em consideração é que os resultados orgânicos, em geral, costumam ser mais precisos sobre o assunto buscado, embora nem sempre mais relevante que os patrocinados, como é no caso da busca por produtos e serviços.
Por outro lado, dependendo da amplidão de palavras-chave definidas pelas empresas que aderem ao Adwords, ela podem gerar posicionamentos que nada tem a ver com a busca do usuário.
O que você precisa? Adwords ou um bom trabalho de SEO? Sinceramente? Ambos.
Uma imagem vale mais que mil palavras, vamos analisá-la:
– O que está em amarelo são as ocorrências patrocinadas no Adwords. Quando a busca coincide com a palavra-chave definida no setup da conta no Adwords, os resultados são oferecidos junto com a busca orgânica, que aparece em verde.
Outras características podem ser observadas e ajudar em vossas estratégias tais como: O Google valoriza bastante o bom conteúdo ao decidir quem vai aparecer primeiro, assim como a palavra-chave na URL.
Imagens, localização e vídeos no Youtube, são outras ocorrência que somam pontos às suas possibilidades de figurar na busca orgânica.
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