Muito se fala a respeito da utilidade do Facebook como canal de publicidade.
O fato é que a receita do Facebook cresce rapidamente. Sua base de usuários atinge 1,4 bilhão de ativos/mês e muito dinheiro é gerado com seu sistema de anúncios também.
Para aqueles que já falharam ao tentar trabalhar com o Facebook Ads e colocaram a culpa na plataforma, tenho algumas informações que farão você mudar de ideia.
Funcionamento do Facebook Ads
Quando um usuário preenche seu perfil, o Facebook fica de posse de muitas informações, tais como localização, interesse, idade e isso serve também como diretriz para definir os gostos de seus usuários. A partir dai, o Facebook Ads pode fornecer anúncios de produtos que essas pessoas gostariam de comprar, direcionar a sites que podem interessar a esses usuários ou mostrar eventos aos quais eles gostariam de comparecer.
- Diferença entre anúncio e post – o anúncio terá sempre uma tag “sponsored” (patrocinado) abaixo do nome da página que está sendo anunciada.
- Há também um botão “like page” (curtir página) no canto superior direito do anúncio (isso não aparece num post)
- Outra evidência é o botão de “call to action” (chamado para uma ação), ou CTA, que aparece no canto inferior direito. Ele pode aparecer com um dos seguintes dizeres, pré definidos pelo Facebook.
Apenas um deles poderá ser escolhido pelo anunciante: saiba mais – cadastre-se – baixar – ligue agora – comprar agora – reserve agora – assistir mais – solicitar agora
Diferente do Youtube, o Facebook Ads não interrompe o usuário de forma agressiva, impondo vídeos de anúncios. Ele insere os anúncios no meio do seu feed de notícias e você pode olhar para o anúncio ou simplesmente continuar rolando a página, muitas vezes passa desapercebido pelo usuário, devido ao filtro correto, o anúncio é oportuno e geralmente do interesse da pessoa, portanto, não é tão invasivo quanto em outras mídias ou em outros formatos.
Os anúncios de barra lateral apenas cobrem o que seria um espaço em branco e também não representam nenhuma interrupção ao usuário.
São 5 os tipos de Ads no Facebook
- Dentro de um feed de notícias no computador
- Feed de notícias em dispositivos móveis
- Na barra lateral direita no computador
- Rede de audiências – dispositivos móveis
- Instagram (acrescentado recentemente – final de set/2015) Sim! É possível linkar a conta de Instagram com a Fan page e assim fazer um só anúncio para as duas redes sociais! =)
O que às vezes confunde as pessoas são as formas de gerenciamento do Facebook Ads:
Gerenciador de anúncios – painel de instrumentos padrão que você tem quando cria sua conta de anúncios. Nele você é direcionado a criar sua campanha para seu resultado alvo, o qual poderá ser aumento de curtidas, envio de tráfego para um determinado site, downloads de aplicativos, etc. Depois basta ajustar o anúncio determinando para qual a audiência você quer alcançar e por fim o anúncio propriamente dito, definindo os textos, imagens e botões CTA (essa é a mesma estrutura do Google AdWords).
Essas informações cobrem o básico sobre o Facebook Ads. O suficiente para você detectar que existem campanhas de sucesso dentro do Facebook Ads. Espero ter ajudado.
Foto: Ksayer1 via VisualHunt / CC BY-SA