Feng Shui é uma expressão chinesa que, traduzida literalmente, significa vento e água
Na prática, consiste em equilibrar as energias de um lugar seja casa, escritório, consultório, etc.
O Feng Shui se baseia em como libertamos a energia que se move por nossas casas. A energia a qual chamam de chi é influenciada pelos objetos que colocamos na decoração. Ou seja: algumas peças impedirão que o chi circule livremente e beneficie aquele ponto em sua vida, enquanto outros favorecerão o movimento.
Assimilado o mais básico, a gente apresenta o Baguá, um octógono de aspectos que funciona como um mapa da nossa vida.
Este da ilustração eu trouxe do site da CASA.
O feng shui digital
Oras, se as energias chi fazem parte de amplos aspectos da nossa vida, porque não faria dos nossos ambientes digitais.
Tenho dito que o site é a imagem da empresa na internet.
Frequentemente o site ou as redes sociais são o primeiro contato que os clientes tem com a empresa. Muito boa hora de calibrar as energias e usar a milenar sabedoria chinesa para equilibrar as coisas.
Não deixe nada quebrado
Uma das diretrizes do feng shui diz que coisas quebradas interrompem o fluxo de energia. É assim com seu site também, aquele link quebrado, aquele botão que não funciona, tudo deve ser consertado, funcionar plenamente.
2. Não deixe tudo amontoado
Frequentemente as empresas acha que encher de textos longos é da margem para que o Google interprete palavras-chave e o ranqueie bem.
Em partes. Lógico que ter muito conteúdo é sinal de casa rica e próspera, mas tudo jogado, amontoado, confuso, é muito mau feng shui digital
Procure organizar em tópicos, em subtítulos, ranquear os conteúdos que deve fazer parte da “decoração” e os que ficam acessíveis em submenus ou até disponíveis apenas via Google.
3. Feng shui e os 5 elementos na decoração: FOGO,TERRA, METAL, ÁGUA E MADEIRA
Em casas amplamente tratadas com feng shui, vê-se sempre objetos de madeira, velas simbolizando o fogo, pequenos chafarizes decorativos. Pois bem, como transpor isso para um site?
Use as cores, aproveite as imagens. Por exemplo, se você usa um discreto ícone de labareda representando os assuntos mais quentes, você já está dispondo o elemento fogo. Se usa a cor azul, está trazendo a água. Criatividade é a mola mestra mas, persiga sempre a harmonia visual. O que você sente quando olha para o site?
4. Minimalismo no feng shui digital
O feng shui prima pelo minimalismo. Nada de excesso de elementos. Assim é no digital.
Como falamos anteriormente, amontoar coisas é anti energético. Faça com que os elementos “respirem” na tela, tenha margens, não use fundo decorados ou cores escuras. Simples, direto e elegante.
5. Jogue fora o que não presta
Sabe aquele serviço que você já não presta mais? Aquele conteúdo que ficou perdido no tempo e já não interessa mais à empresa? Aquele e-mail que já não existe mas ainda está lá no site? Aquela foto que não tem a menor relação com a empresa? O endereço errado?
Delete isso do site.
É a simples transposição da dica de feng shui: jogue fora o que não presta, doe o que não usa.
O feng shui na verdade é uma simplicidade incrível e se você observar suas colunas místicas, faz todo sentido.
O FOGO traz Motivação;
A TERRA é para aumentar a estabilidade;
O METAL para atrair recursos financeiros;
A ÁGUA para aumentar a concentração e as oportunidades;
A MADEIRA é a expansão.
Todos esses conceitos estão intimamente ligados com o sucesso de uma empresa.
Use o site para transmitir essa leveza e obtenha mais e mais sucesso.
Quer uma consultoria de feng shui digital? Envie o endereço do seu site com o assunto feng shui e nós retornaremos com dicas preciosas absolutamente grátis.