Marketing Político Digital X Marketing Digital

A diferença primordial entre marketing digital e marketing político digital ou marketing eleitoral é a de que os canais são os mesmo mas as técnicas empregadas na conversão e também as regras a ser seguidas são totalmente diferentes. 

No marketing digital convencional quase nunca há necessidade de validar o canal para veiculação de assuntos políticos, sociais ou raciais. No Marketing Político Digital é uma obrigatoriedade e nem sempre conseguir o selo que permite a veiculação desses assuntos é possível devido a diversos fatores. 

Há também uma atenção redobrada com tempos e legislação. Fazer o marketing político indiscriminadamente arrisca o candidato a cometer crimes eleitorais sem que se perceba estar cometendo, podendo ocasionar multas e perda do mandato.

Serviços de marketing político mais procurados

Há inúmeros serviços no campo do marketing político digital que podem ser prestados

1. Identidade visual do candidato

Embora a identidade visual (conjunto de cores e itens que farão parte do material digital) quase venha do partido. Em muitos casos, o candidato prefere construir seu próprio visual de comunicação.

2. Treinamento de equipes de campanha

Muitas cidades não possuem mão de obra adequada a cuidar de extensas campanhas políticas. Um treinamento de equipes com a Agência Trampo normalmente leva 3 dias e aborda assuntos como legislação, construção de material, story telling, canais, configurações de anúncios, técnicas mais utilizadas, apresentações eficazes, gatilhos de aderência, etc.

3. Estratégias de Conteúdo

Conteúdo é rei no mundo digital.Agências ajudam a criar estratégias de conteúdo envolventes, desde blogs até vídeos e mídias sociais. Conteúdo relevante e cativante constrói uma base sólida de clientes fiéis.

4. Marketing Eleitoral

Por incrível que possa parecer, marketing eleitoral diferente do marketing político digital. 
O marketing político digital envolve a construção do personagem político, as técnicas de aderência da imagem, uma trama intensa de conteúdos. O marketing eleitoral é mais direto, deve ser feito somente no período eleitoral e obedece a regras mais rígidas focando no pedido de votos.

 

5. Pesquisas Digitais

Embora a divulgação de pesquisas sejam restritas a determinadas empresas e sujeitas a autorizações especiais, a realização de pesquisas não é proíbida e atende o apoio a decisões estratégias de campanha. Por exemplo: se em determinado bairro, há a pré-disposição do eleitorado em votar no candidato A ou B. 
Este tipo de resposta pode ser obtida com pesquisas digitais com grande taxa de acerto e uma fração do valor de uma pesquisa em ambiente físico que envolva equipe, tabulação, deslocamentos.

6. Economia de Tempo e Recursos

Contratar uma Agência de marketing digital economiza tempo e recursos. As campanhas de solo são mais caras por envolver muito mais recursos. O desperdício também é maior posto que há grande rejeição a impressos hoje em dia, por serem poluentes e receberem grandes restrições dos orgãos públicos.

Em resumo, uma consultoria em marketing digital é uma despesa mais inteligente; é um investimento inteligente para qualquer candidato que busca uma forma de presença digital, que garanta mais relevância e sucesso duradouro na política.

 

O marketing político digital  ajuda a posicionar a atuação do candidato perante os eleitores na internet