Marketing Digital para advogados e o Código de Ética da OAB

A OAB em seu mais recente código de ética cobre a publicidade e o marketing digital para advogados e escritórios de advocacia. As restrições impostas à publicidade profissional na internet foram bastante criticadas.

O novo código de ética aponta que a internet pode ser utilizada para se fazer publicidade quando o envio de mensagens multi canais online seja direcionada aos destinatários corretos. Isso pressupõe que não é ético a compra de base de dados como emails e celulares. Na verdade isto não é ético para profissão alguma, embora seja largamente explorado de maneira incorreta por muitos.

O novo Código veda expressamente o uso da internet para oferecer serviços ou captar clientes, ou seja, a publicidade direta oferecendo serviços não é tolerada.

Embora as determinações do Novo Código pareça rígidas e causam rejeição entre os escritórios da área jurídica, ele se alinha a uma das melhores tendências do marketing digital: explorar o marketing de conteúdo.

Em linhas práticas, oferecer serviços diretamente é vedado, mas otimizações de SEO, impulsionamento de conteúdos jurídicos de interesse público, são tolerados.

Marketing Digital para Advogados, o que fazer?

O marketing de conteúdo jurídico é permitido quando feito com textos de caráter informativo que acabam por levar o leitor à consulta ou contratação do profissional jurídico destacado.
É um forma não mercantilizada de atrair e conquistar a confiança dos clientes.

É praticamente a mesma linha do marketing político onde a propaganda direta é proibida, mas a divulgação de ideias não. O Conselho de Ética acabou beneficiando uma estratégia que pode ser tão ou mais efetiva que o marketing direto, pois o marketing de conteúdo auxilia em muito o ranqueamento dos sites de advocacia perante o buscador Google.

A estratégia de conteúdos

Falar sobre o assunto jurídico através de conteúdo diversificado como textos, infográficos, vídeos, entre outros é uma forma eficiente de construir uma base de leads. Além disso, é uma forma razoavelmente econômica pois os conteúdos podem ser gerados pelos próprios profissionais com expertise em suas áreas.

A garantia de efetividade está no targeting, acertar o alvo, o público correto, a persona que se alinha com as áreas cobertas por cada profissional.

O marketing digital para advogados baseado em conteúdo, cria relacionamento de confiança com os clientes, ajuda na construção da reputação como autoridade profissional.

Além disso o Marketing de Conteúdo pode evangelizar o seu público perante questões jurídicas, levando a uma melhor compreensão ejuízo de valor dos serviços jurídicos.

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