Impossível não ter que ser didático nesta área, a maior parte das pequenas empresas nao tem o conceito do que é Marketing. No entanto, isso não significa de que não usem técnica e nem tampouco do quanto podem se beneficiar com o Marketing Digital.
Marketing palavra em inglês que no sentido literal significa mercado e mercado significa todas as relações entre a empresa fornecedora e seus clientes compradores, todas as técnicas que levam à efetivação de uma venda, a conversão.
Dominado o conceito raiz, Marketing Digital é somente a adaptação disso tudo ao universo online que leva à concretização de uma relação comercial. Na internet, os clientes estão pesquisando por produtos e serviços e realizando compras, sejam estas via e-commerce ou em ambiente físico. A pesquisa on line é uma realidade do marketing atual, não fuja disso, se aproxime.
E quais elementos compõem o marketing digital?
Diversos e de amplidão infinita, assim como o marketing convencional, onde quem tem mais porte e orçamento para investir, busca veículos de maior alcance, no marketing digital quanto mais conhecimento e disposição para arriscar, mais vendas irão efetivar.
Métodos x Ferramentas
Uma coisa é conhecer os métodos, outra coisa é domar as ferramentas, no entanto, os conceitos se fundem quando um serviço oferece várias ferramentas, ou quando determinadas ferramentas acabam solucionando vários tipos de serviços de marketing digital.
Saiba associar as ferramentas mais adequadas aos seus objetivos mais prementes.
Dominar o marketing digital não é da noite para o dia e para os que nem querem dominar o assunto, existe a Agência Trampo, que pode te ajudar em múltiplos aspectos.
Métodos
• Site responsivo – Hoje em dia não adianta nem cogitar um site convencional, as pessoas estão abandonando os PC, Notebooks e usando fulltime seus smartphones e tablets.
Ferramenta: Teste de Compatibilidade Mobile
• Redes Sociais – Uma coisa é estar, outra coisa é saber usar em prol do negócio.
Ferramenta: Hootsuite, permite gerenciar diversos canais sociais simultaneamente.
• SEM – Saber anunciar no Google Adwords de maneira a obter o melhor ROI possível . Talvez a sigla mais representativa do SEM, search engine marketing, seja o PPC – Pay per Click, ou em bom português : o sistema onde você paga apenas quando o usuário clica no anúncio.
Ferramenta: Planejador de palavras-chave,
• SEO – Lutar para que o Google te veja como relevante e te apresente dentre as principais ocorrências da busca orgânica.
Ferramenta; Se seu site foi desenvolvido em WordPress, não se esqueça de dominar o Yoast
• Email Marketing – fazer sua oferta chegar no email das pessoas de maneira correta e fora do círculo dos spams, de modo efetivo, oferecendo vantagem real.
Ferramenta: Para de gastar dinheiro bom com ferramenta ruim, o Mailchimp é um serviço muito bom
• Display Ads – também em sintonia com o Adwords, os banners ainda são um recurso interessante para oferecer vantagens reais aos potenciais clientes e também para construir branding, que é a arte de fazer sua marca ser lembrada.
Ferramenta: Adbeat e AdGoroo – Aplicativos mestres em monitorar anúncios de até 10 concorrentes através do Google Adwords
• Inbound Marketing – Oferecer vantagem real ao cliente potencial e obter sua confiança. É a bola da vez da conversão. É a arte do brinde, adaptada para o âmbito digital.
Ferramenta: Jotform, crie formulários que retenham dados do cliente em troca de serviços freemium que você ofereça
• Marketing de Conteúdo – Oferecer conhecimento e informação, além de auxiliar na tomada de decisão pelo cliente, dissemina palavras-chave para um Google cada vez mais obstinado em oferecer conteúdo relevante através do buscador.
Ferramenta: textbroker.com, nada mais justo do que pagar um preço adequado pelo conteúdo, o desafio fica em saber montar uma equipe e tecer boas pautas
• Analytics – avaliar comportamentos do visitante, distribuição geográfica, tempo, frequência interesses, tudo isso ajuda na tomada de decisão e otimização das vendas.
Ferramenta: Google analytics, não precisa experimentar nenhuma outra.
• Remarketing – a arte de se vender para quem já tem ou teve interesse em você.
Ferramenta: adwords.google.com