Orçamento de marketing digital é sempre apertado. Para maximizar a rentabilidade, cada real deve ser alocado cuidadosamente. Na seqüência são apresentadas 5 estratégias que podem ser implementadas de imediato para tirar o máximo proveito dos orçamentos de marketing.
1 – Focar no que Funciona Melhor
É importante definir metas no Google Analytics para efetivamente medir a origem e quantidade de visitas e vendas. Comparando-se fontes como as campanhas pagas, tráfego orgânico e canais de mídia social há possibilidade de aplicar o Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20.
Desta maneira podemos medir quais são as fontes que geram a mais vendas para mais tarde sincronizar com a alocação do orçamento de marketing digital.
2 – Controle do Orçamento de Marketing Digital e Segmentação
Nem todas as soluções de marketing permitem controle total de quanto é gasto e quem é visado. Ao invés de espalhar um orçamento magro em uma variedade grande de plataformas, é melhor focar naquelas onde há controle integral do direcionamento e custos. Normalmente os bons canais estão nos gigantes da publicidade online, Google, Bing e Facebook.
3 – Não Escalar Até que Seja Rentável
Qualquer campanha de marketing, online ou offline, deve ser iniciada em pequena escala com direcionamento bem planejado. Uma vez que se mostre rentável, a campanha pode ser ampliada. Escalar pode significar experimentar campanhas diferentes na mesma plataforma onde já temos um ROI conhecido, ou optar por acrescentar outras plataformas.
A dica é também considerar a importância da relevância estatística dos resultados antes de ampliar o investimento. Sempre apoiar a decisão em dados de fácil compreensão.
4 – Alinhar os Esforços de Marketing em Todos os Canais
Cada real e cada minuto gasto em marketing deve comunicar a mesma mensagem. Isto inclui contas que nunca foram usadas por campanhas pagas, como Instagram ou, em alguns casos, Pinterest e Twitter.
Os custos com de mídias sociais e esforços de marca similares nunca serão tarefas livres, leves e soltas e devem ser vistos de forma semelhante às soluções de marketing convencionais e as digitais pagas. Ainda que você não impulsione, tempo e recursos são dinheiro do mesmo jeito.
5 – Remarketing em Vários Canais
Remarketing significa redirecionamento, uma nova tentativa. Se os visitantes do site alvo não converteram ainda, podem ser convertidos em outra plataforma, com outras ações.
Sabe quando você visita um site procurando algum produto e parece que ele te persegue por todos os lugares depois? Isto e remarketing.
É uma forma de economizar recursos, buscar converter quem já sabemos que está interessado no que fazemos.
Leia também a Campanha de Marketing Digital ou Baixe nosso Manual de Marketing Digital para Iniciantes.