SEO – a premissa essencial são as mudanças do Google
O mundo da audiência de sites gira em torno das buscas do Google. Chega a tal ponto em que uma pessoa , mesmo sabendo o endereço de um site, opta por digitá-lo na barra de endereços ou de buscas por “achar mais fácil”.
Ao longo do tempo descobriu-se que havia otimizações e rotinas que, quando bem implantadas, eram capazes de posicionar melhor um site perante as buscas do Google. A isso deu-se o nome de SEO, otimização para motores de busca, em português.
Algumas dessas técnicas acabaram se revelando desleais e regularmente o Google faz uma revisão de seu algoritmo de buscas, onde certas regras de relevância vão deixando o terreno, outras mantidas, algumas aperfeiçoadas, de modo que ele consiga ser cada vez mais preciso ao retornar resultados de busca para os usuários.
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2012 – Penguin
Em abril de 2012 houve uma das mais famosas atualizações de SEO do Google. Chegava a Penguin que alterou dramaticamente os rankings de muitos blogs e sites. Como nada é assimilado imediatamente, muitas pessoas ainda insistiam naquela história de troca e comercialização de links e o uso exacerbado de repetições de palavras-chave para melhorar o rankeamento. 2012 foi o ano mais drástico na atualização do algoritmo. A Exact Match Domain, restringiu sites de baixa qualidade e que traziam a palavra-chave no nome dos seus domínios, ainda assim, plug-ins e sites de SEO ainda insistem no seu uso. Será que o Google nos mentiu?
2013 Hummingbird
Em 2013 Hummingbird foi a nome da atualização da vez. O algoritmo do Google começou a reconhecer perguntas inteiras nas pesquisas, apontando para uma busca mais semântica, que todos aguardam como tendência.
Isso influiu diretamente na qualidade dos sites e apresentados nos resultados de pesquisa, pois a atualização deixou de lado qualquer empenho comercial e rumou de vez para atender as expectativas dos usuários. Perguntas completas, respostas completas. Este era o conceito de conteúdos de qualidade, diretos e capazes de responder a todas as dúvidas.
2014 bye, bye Author
Duas grandes mudanças. Em agosto de 2014 ocorreu uma atualização no algoritmo que dava preferência para sites seguros. Essa atualização se chama HTTP/SSL Update, também considerada um divisor de águas: ter criptografia no seu site para a melhora nos rankings! Além disso o Authorship Removal, o programa de autoridade de domínio de acordo com o nome do autor foi deletado. Lembra da meta tag Author? Então.
Uma minoria ficou sabendo e os hosts aproveitaram para lucrar vendendo certificados SSL, ou seja, não demora e o Google vai se desfazer disso, mas a atualizaçãoo é muito válida para os usuários de comércio eletrônico.
2015 Mobile-Friendly
Em 2015 o Google lançou o Mobile-Friendly em sites otimizados para celulares e tablets começaram a receber um posicionamento melhor no ranking, enquanto os que ainda não haviam se atualizado permanecem caindo nas posições nos mecanismos de pesquisa. Isso abriu negócios para empresas como Agência Trampo especializada em sites responsivos em WordPress.
Esse é o início de um período do algorítmo em que a otimização para celulares e tablets é fundamental para as empresas que precisam estar alinhadas com boas posições no ranking.
Conclusão
Parece consenso entre os consultores mais experimentados de que o Google estabelece “pesos” para as atualizações. Este quociente tende a aumentar com o passar do tempo. Antecipar-se é uma grande sacada de SEO.