Todo ano saem toneladas de artigos sobre tendências de marketing digital, cada um puxando a sardinha pro lado dos seus negócios. Algo está mudando no marketing digital e nem as agências estão se ligando.
O fato é que 2016 promete ser mais um ano “mala” de enxugar custos e sobreviver. Ainda que a empresa já invista em marketing digital, 2016 será o ano de diversificar, então quando falamos em “tendências de marketing digital para 2016”na verdade queremos chacoalhar sua mente para ir além do que já faz.
Segue os pontos fortes de 2016. Há outros com certeza, mas fica para uma parte 2, pro post não ficar muito enjoativo.
Vamos às tendências de marketing digital para 2016.
SSL e a velocidade do seu site
O Google muda, você precisa mudar. Não adianta manter um site improvisado no ar. Seu site deve ter cara e comportamento de veículo profissional.
Isto não significa que você precise gastar muito com ajustes, mas um pouco mais de zêlo com o código, a contratação de certificado SSL e IP Dedicado.
É o fim dos sites feitos pelo sobrinho que sabe, porque se você não tiver uma estrutura de código com validação w3c, Tags organizadas no CSS h1,h2, h3 bem dispostos, você está condenado a amargar posições pífias na busca orgânica do Google.
Google Meu negócio
Sabe aquela rede social que ninguém usa, o Google Plus? Então, se você usa suas mídias profissionalmente é melhor você aprumar a sua atenção para a rede do Google, ele é muito generoso com quem usa sua linha de produtos e o ranqueamento de algumas publicações pode fazer diferença nos seus negócios.
Ídem para as demais ferramentas do Google Meu Negócio que junta os mapas e outros recursos. Faça um setup completo de sua empresa no Google Meu Negócio, você vai ser surpreendido.
Duvida? Clique aqui e veja como o Google mostra a Agência Trampo.
Aplicativos mais “em conta”
Os primórdios dos aplicativos para celular assustou muita gente, era comum empresas gastar 100.000 reais com um aplicativo de alcance duvido. O mercado não aceita desaforos, plataformas descomplicadas têm surgido e mudado essa visão. Os aplicativos podem ser um canal importante com seus clientes a um preço muito acessível.
A indexação melhorada que o Google tem proporcionado aos conteúdos responsivos têm levado a uma explosão de aplicativos, com razão.
Você vai investir em Ads de vídeo
As publicidades em vídeo, os chamados pre-rolls aparentemente é algo que ninguém vê? Engano seu, é uma das publicidades que mais cresce e o poder de engajamento é maior do que outras peças publicitárias, perdendo somente para as promoções.
Automação de Marketing
Cada vez mais tem surgido ferramentas matadoras que reúnem uma gama plural de ferramentas de marketing. Ítens como o RD Station que traça uma linha de conhecimento, ferramentas de captação e análise de leads serão comuns na maioria das empresas sérias.
Marketing de conteúdo
Não adianta fugir, é preciso investir em conteúdo de qualidade, que seja educativo e com leve nuance de negócio, como nosso blog, infográficos, vídeos. Bem porquê todo esse material circulando pelas diversas ferramentas vai multiplicar o poder de engajamento e aderência de sua marca.