Vale a pena investir em publicidade digital?

Antes de qualquer rodeio podemos dizer que sim, vale a pena. O que o nosso texto visa esclarecer é o convencimento por meio de dados e tentar clarear os rumos para nortear a quem interessa a publicidade digital.

A peça abaixo é a Pesquisa DIGITAL ADSPEND e foi publicada pelo IAB Brasil esta semana.infografico publicidade digital

Os números são empolgantes e mostra que o crescimento em 2017 em relação a 2016 foi 25,3% nesta modalidade de publicidade .

Os classificados e o marketing de busca (adwords principalmente) consomem 44% da bolada publicitária.

A leitura desses números chama atenção pelo volume de dinheiro envolvido. Há menos de uma década o investimento em mídias digitais era apenas complementar e acessório, hoje em dia é mandatório e as agências tiveram que se readequar.

Que tipos de negócio e quais ferramentas usar para a publicidade digital?

Aqui é que começa a enrolar a questão. Nem todo tipo de negócio se torna viável via Adwords do Google  como publicidade digital por exemplo. Ao mesmo tempo, o facebook também não se configura boa ferramenta dependendo do tipo de negócio.

Como conversamos prioritariamente com small business nossa recomendação é:
Se for um pequeno negócio local, o Facebook só mostra um bom ativador de vendas. Se for uma grande marca, esteja consciente que o Facebook serve mais para aderência do que para conversão.

Para usar o Adwords, tenha em mente que é mais útil para negócios de nichos específicos, aqueles que normalmente as pessoas precisam buscar no Google para encontrar fornecedores e a busca é mais complexa.

Não adianta anunciar “Dentista”, a palavra vai custar uma fortuna e se não for muito bem geo referenciado não vai gerar negócios.

Faça o mesmo exercício mental para “Fábrica uniformes para feiras e eventos”, a oferta não é tão comum, é um mercado de nicho, as ocorrências vão gerar conversão em negócios.

O Instagram é outra ferramenta onde anunciar vale a pena, mas é preciso ter o discernimento de qual público atingir.

A conclusão a que se chega é que mesmo com as grandes ferramentas encarecendo e dificultando o alcance publicitário, a publicidade digital está cada vez mais sendo bem aceita.

O melhor a ser feito é estudar cada modalidade à fundo e começar compreender os filtros e mecanismos de alcance das publicações.

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