O instagram já conta com 1 bilhão de usuários e a rede tem potencial para crescer ainda mais. Todos esses fatores tornam essa rede social muito atrativa para empresas e pessoas que buscam comercializar seus produtos de maneira online.
Muitos são os pontos positivos que o Instagram oferece, por isso desperta tanto interesse dos empresários. Alguns desses pontos positivos são:
• Alto alcance global;
• Baixo investimento em divulgação;
• Contato direto com o cliente;
• Fácil gerenciamento da página;
• Opções de interação com o cliente como: enquetes, vídeos ao vivo, vídeos curtos, fotos, entre outros;
Esses são alguns aspectos positivos que a rede social proporciona para quem deseja usar o meio digital para comercializar seus produtos, aumentar seu faturamento e promover seu negócio no instagram.
Mas apesar de parecer fácil e simples, fazer o gerenciamento de uma rede social com intuito comercial pode se tornar bem complicado. Ainda mais frente a grande concorrência que existe nesse meio.
Conhecer as técnicas e estratégias para promover o seu negócio no instagram pode fazer toda diferença no seu faturamento no final do mês. Por isso você vai acompanhar agora 13 dicas para promover meu negócio no Instagram:
• Monte uma página com perfil comercial no Instagram
O primeiro passo a ser feito é criar uma conta comercial. Isso é importante pois esse tipo de perfil é ideal para quem procura comercializar seus produtos, pois conta com algumas funções que uma página pessoal não possui. Alguns exemplos de ferramentas disponíveis na conta comercial são:
• Acompanhamento de dados como: quantidade de visualizações da postagem, alcance da sua conta, número de visualizações de vídeos, quantidade de cliques na sua página, dados demográficos, entre outros.
• Botões interativos;
• Promoção de posts pagos;
• Menções, entre outros.
• Defina o perfil do seu público alvo
Com a definição do seu público alvo você será capaz de direcionar suas postagens com foco nesse público. Assim suas postagens terão maior rendimento e causaram mais impactos quando direcionadas para as pessoas que possuem interesse no que você comercializa.
Você também saberá qual o tipo de postagem que desperta mais interesse, o tipo das fotos que deverão ser tiradas, assim como a melhor linguagem para ser utilizada com esse público.
• Crie posts que causem engajamento e despertem a vontade de adquirir seu produto
Não basta apenas postar uma imagem com a descrição e o valor do produto que você esta vendendo. É preciso que essa postagem crie um vínculo com o futuro consumidor, um texto bem elaborado pode fazer toda diferença e criar empatia e assim despertar o interesse em adquirir seu produto.
• Use hashtags
As hashtags são uma ótima maneira de promover seu post de maneira gratuita. Ao utilizar essa ferramenta você consegue impulsionar seu post e fazer com que ele apareça na busca de palavras da hashtag.
• Faça anúncios pagos
Esses anúncios são uma forma bastante eficiente de aumentar o alcance da sua página. Além de ter ótimas opções como definição do público alvo por idade, região, sexo, entre outros.
Os anúncios patrocinados do Instagram também lhe dão a opção de programar o quanto você deseja gastar, o período de duração do anúncio e também a quantidade de pessoas que serão alcançadas.
• Planeje um cronograma de postagens
Planejar o que vai postar é uma forma de ter controle na organização do seu feed, além de deixar sua página sempre atualizada. Você pode montar um cronograma de postagens semanal e postar além de produtos, curiosidades, informações entre outros.
Assim você deixa sua página mais interessante e não fica tão cansativo o seu feed para o público.
• Crie sorteios de produtos
Ao criar sorteios em sua página você monta suas regras e pode despertar o interesse de novos consumidores além de aumentar o número de seguidores em sua rede social. Aumentando assim o alcance do conteúdo e dos seus produtos.
Embora não seja uma prática consagrada, chove cases de ótimos resultados.
• Invista em promoções em datas comemorativas
Essa é uma ótima maneira de bombar na rede, as datas comemorativas sempre tem muito apelo na população. Aproveitar esse momento para lançar uma boa promoção é uma maneira inteligente de atrair mais clientes.
• Faça repost de usuários utilizando seus produtos
Essa estratégia é ótima para dar maior credibilidade no seu trabalho, pois outros possíveis clientes verão que pessoas estão realmente comprando seus produtos e indicando o uso. Essa ferramenta é capaz de criar interesse no público, e leva-los a experimentar seus serviços.
Não sabe como fazer? Calma, você está no blog da Trampo, experimente algumas ferramentas complementares.
• Utilize as ferramentas do Instagram
O instagram possui muitas funções que permitem a interação com o público. Nossa dica é que você utiliza todas as ferramentas disponíveis para que seu publico possa criar uma relação mais intima com sua marca.
São muitas opções disponíveis como: stories, vídeos no feed, enquetes, perguntas, direct, entre outros.
• Faça parceria com influenciadores digitais
Atualmente existem muitos perfis de influenciadores digitais. Contratar esses profissionais para promover seu produto, ou fechar algum tipo de parceira é muito interessante, pois pode aumentar significamente o alcance da sua marca.
• Faça suas postagens no horário correto
O Instagram possui um recurso que mostra qual o horário em que os usuários estão mais ativos na rede. É interessante você observar quais são esses horários para fazer suas postagens, assim você garante que um maior número de pessoas acompanharam suas atualizações.
• Procure atender seus seguidores com rapidez
Seguidores são potenciais clientes, e não muito diferente do mundo físico, na rede social esses possíveis clientes podem ter muitas dúvidas com relação ao produto. Por isso é importante que você se atente aos comentários, directs, e procure responder com agilidade e educação.
Promover sua marca no Instagram requer planejamento e conhecimento de técnicas de marketing e das ferramentas disponíveis no Instagram. Assim você pode fazer uso de todos os recursos disponíveis para alavancar sua marca e aumentar consideravelmente o número de vendas no fim do mês.
Essas foram algumas dicas que podem te ajudar a alavancar suas dicas, mas o principal é que você tenha comprometimento e coloque em prática algumas dessas ferramentas para ter um bom resultado.