7 melhores ações de Marketing Digital para pequenas empresas
Exceto por raras exceções, todas as empresas de qualquer porte demandam algum serviço de marketing digital. Normalmente as pequenas empresas acabam criando um procedimento onde os próprios proprietários ou funcionários acabam assumindo a posição de marketeiros digitais, dado o baixo grau de exigência acerca dos resultados.
O problema é que mesmo que não se exija demais, todas as formas de marketing consomem algum investimento quase sempre em dinheiro e não raras vezes em tempo. O resultado da ação desordenada e amadora é superestimar resultados baixos. O marketing digital bem executado leva a um alto aproveitamento do dinheiro investido.
O que é marketing digital para pequenas empresas?
- Campanha de Adwords bem planejada e bem executada.
Quem entende das palavras-chave do negócio é o cliente, este definirá o set inicial de palavras que as pessoas potencialmente buscam em seu negócio. É o Google é quem sabe quem está buscando o quê, onde e quando.
Por isso, se não houver um planejamento bem alinhado, criar-se-á uma campanha fraca e potencialmente cara, porque o Google cobra independente da efetividade. - Postagens variadas no Facebook com um identidade visual bem definida e alinhada com o negócio
Manter uma fan pages, como postagens repetitivas e vendilhonas não vai levar a um grande resultado. Um fanpage com um visual atrativo, linguagem adequada, hash tags bem pensadas e conteúdo variado é bem agregador. Nunca esquecer das boas imagens e um Instagram bem fundamentado. - Sistema de atendimento online eficaz: chat no site, Sac 2.0 nas redes sociais, fluxo de respostas por email.
Um chat no site para fisgar o cliente que quer resolver alguma dúvida urgente. Da mesma forma, um bom atendimento na fan page engaja clientes que identificam o canal como atendimento. - SEO – otimização do site para buscadores
É um consenso nos meios digitais, o melhor investimento para quem tem pouco a gastar é o SEO, otimização para buscas.
O problema é que não é um investimento para quem tem pouco conhecimento. É um recurso que gera resultados à médio prazo, são muitas variáveis e interdependências. - Marketing de conteúdo para pequenas empresas – como criar e espalhar conteúdo de qualidade acerca do seu negócio
Aqui é o inverso do SEO, não necessita muito conhecimento, mas requer bom investimento já que conteúdo de qualidade é caro, faz parte do melhor do SEO e do inbound marketing. - Vídeos – como fazer vídeos que atraiam clientes para o seu negócio.
Os vídeos são uma forma ótima de chamar atenção dos clientes. Eles são muito bem indexados pelo Google e ficam no segundo maior motor de busca, o Youtube. - Inbound Marketing – como fazer um filtro de vendas.
Da maneira prática possível, fazer o inbound marketing é reunir todos os potenciais clientes que se interessam por determinado conteúdo, vindos de vários canais. Então agrupá-los em uma única ferramenta e gerenciar seu grau de interesse até que a venda se concretize.
Demanda muito conhecimento técnico, investimento e é indicado principalmente para empresas em que a venda não se dá por impulso como em e-commerce. Se dá por convencimento e conhecimento. É necessário sempre nutrir o lead com informações.