7 Tendências de Marketing Digital para 2019

Todo anos os especialistas apontam as tendências de marketing digital para o ano que entra.

A taxa de erro é altíssima, posto que novas tecnologias sempre enfrentam barreiras para se firmar.

Nós da agência Trampo procuramos no reservar às tendências de acordo com a demanda e até mesmo repetimos algumas. Confira as de 2019

1. Atendimento Whatsapp

Você usa o Whatsapp no dia a dia? E porque não usar como canal de atendimento no seu negócio?
A resposta mais leve é a de que o cliente vai te perseguir. É fato mas, é inegável que estreitar o relacionamento com os clientes que você atende é o que vai te trazer a fidelização almejada.

Usar o Whatsapp como canal de vendas, de suporte, atendimento, não é só uma tendência, é praticamente uma obrigação das empresas hoje em dia. Ele cumpre todas as regras de comportamento sinestésico: tem o cliente que liga, o que prefere escrever, os que preferem mandar áudio e com um chat bot bem calibrado ele pode receber o catálogo just in time.

Dica: Se o site for WordPress, o plugin Cresta dá conta de colocar o simpático botãozinho de atendimento no site.

2. Vídeos

Se você não faz vídeos para seu negócio, sobre seus produtos e serviços, se prepare para fazer. Tomando 80% do tráfego na web e com um engajamento 5 vezes mais forte do que o conteúdo escrito, esta é uma tendência que se arrasta já há alguns anos e só cresce.
É comportamental, as pessoas clicam para assistir. Além do mais, o Youtube é o segundo maior motor de busca da internet só perdendo para o seu pai: o todo poderoso Google. Além disso, o Google ranqueia muito bem os conteúdos em vídeo e o Facebook privilegia seu alcance orgânico.

Dica: legende tudo. As pessoas assistem e lêem muito mais do que ouvem.

3. Omni Channel

Qual a melhor plataforma para investir seus recursos em plataformas digitais? Todas. Simples e direta a resposta. É claro que algumas merecem mais investimento do que outras e isto varia conforme o negócio e a estratégia de cada business mas, estar em muitas plataformas garante a vitalidade da marca nos meios digitais. Presença forte é bom negócio.

Dica: Google Ads é bom de conversões, Face e Insta para aderência da marca. Quer uma consultoria sobre infra digital? Chame a Trampo.

4. SEO local

A mais barata das ações de marketing digital toma vulto definitivo com a escalada dos serviços geo-orientados. Para os negócios com estabelecimentos físicos é de vital importância figurar nos mais diversos meios digitais de buscas por endereços. Google Meu Negócio traz uma enormidade de clientes, seu ponto no Waze, no Four Square, Trip Advisor.

Dica: Capriche nas fotos e descrições, tudo é ranqueado pelos serviços e privilegia as buscas.

5. Lives

Com a chegada da IGTV ao Instagram a barreira do 1 minuto está vencida e para muitos casos, a transmissão se torna uma importante aliada dos lançamentos e outros conteúdos.
Após a transmissão, o conteúdo fica disponível sob demanda e aumenta muito o alcance.

Dica: Será que não está na hora de investir em um equipamento básico que permita boas gravações?

6. Chatbots

Eu costumo chamar de chato bots mas a verdade é que vieram para ficar por um bom tempo. Não faz sentido manter um atendimento para as mesmas questões de sempre que podem muito bem ser respondidas pelos robôs. Eles invadem os softwares de chat e até o Whatsapp e quebram um galhão no atendimento de primeiro nível onde a interação humana pode ser mínima.

Dica: Experimente uma automação básica para o Whatsapp

7. Carreira de Marketing Digital

O marketing digital demanda tanto empenho e raciocínio que as empresas já estão se movimentando para diminuir o staff do marketing tradicional para investir em profissionais com bagagem digital mais apurada, treinamentos. Está acelerado o processo de desmonte das grandes agências que tentaram migrar para o digital à toque de caixa sem reduzir seus altos custos. Com isso, as grandes marcas e também médias empresas estão buscando agências menores e profissionais do mercado para compor seus quadros.

Dica: Os cursos online costumam ser bons. A empresa pode pagar esses treinamentos ao invés de ficar testando profissionais recém contratados. Outra dica! Solicite uma capacitação customizada da agência Trampo.

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