Os 8 P´s do marketing digital trata de uma adaptação dos 4 p´s do marketing, conceito surgido na década de 60 do século passado por Macarthy e que norteou os rumos do marketing na segunda metade do século XX.
Só pra revisar, sem aprofundamentos, eles eram:
1 º P – Produto
2º P – Preço e outros custos do bem ou serviço
3º P – Praça (Lugar e Tempo)
4º P – Promoção
Depois surgiram outros P´s criativos e úteis
5º P – Processo
6º P – Paupabilidades ou evidências físicas
7º P – Pessoas
8º P – Produtividade e qualidade
Mas este post trata mesmo é da adaptação feita recentemente por diversos estudiosos, um deles é o Pedro Quintanilha, e que se referem exclusivamente do marketing digital, vamos a um abreve explicação de cada um deles para fins de memorização e readequação. Pra quem acompanha nosso blog, ao longo do tempo, podemos abordar cada um dos itens de maneira prática.
Os 8 P´s do Marketing Digital
Pesquisa (1°)
Para onde direcionar os esforços on line no sentido de captar e engajar possíveis clientes? Baseando-se no perfil do seu cliente potencial, persona, é possível determinar as melhores práticas digitais.
Planejamento (2°)
Planejar o marketing digital para definir como as mídias digitais da empresa passam a funcionar como um canal de negócios e não mais um mero cartão de visitas.
Produção (3°)
Executar o planejamento elaborado no 2ºP com foco na estrutura do site e em suas funcionalidades.
Publicação (4°)
Estamos na era do conteúdo, as diretrizes de SEO que norteiam os resultados nas buscas feitas p canal com seus clientes. Publicar, seja qual for o teu tipo de negócio, passa a ser condição vital nos meios digitais.
Promoção (5°)
Os conteúdos relevantes, as publicações virais tudo faz parte de um motor de engajamento que vai gerar confiança do consumidor em sua marca.
Propagação (6°)
Assim que o publica começa a enxergar as vantagens dos seus produtos e o valor do seu conteúdo, naturalmente ele começa propagar suas publicações, multiplicando seu alcance.
Personalização (7°)
Localizar e ativar processo de relacionamento com seus clientes potenciais. As pessoas querem ter importância, mostre o quanto seu cliente é importante para você através de uma relação mais próxima e personalizada.
Precisão (8°)
Mensurar os resultados significa saber com precisão como seu investimento de marketing está te trazendo de lucro. Faça análises profundas e decisivas.