A Campanha Política Digital na prática – parte 1

Uma campanha política digital é formada indissociavelmente de alguns produtos, recursos e ferramentas. Nem pense em começar uma campanha sem um site dinâmico, que se possa postar conteúdo constantemente, uma equipe de arte ou agência que produza peças dentro dos padrões exigidos pelo Facebook, canais criados nas diversas redes (Face, Instagram, Youtube, Twitter, etc)

Web – sites, redes sociais, e-mail …
Internet – a rede
Softwares – CRM político, Google Analytics
Telecomunicações – SMS, apps, Whatsapp
Tecnologia digital em geral – vitrines virtuais, apresentações multimídia, animações, dvds, digital signage, vídeos no Youtube

Criar ou revisar contas das redes sociais

Esse é o momento de identificar quais as mídias sociais mais adequadas para sua campanha.

Um candidato deve ter um perfil pessoal discreto e uma fanpage focada no perfil de candidato que foi traçado. Um candidato deve ter uma bandeira, um assunto que domine, uma plataforma, uma ideia central.

E porque na fanpage e não no perfil?

Porque na fanpage podemos contruir um público ilimitado e trabalhar com incentivos e patrocínios. As postagens no perfil não são impulsionáveis e ficam limitados às seus seguidores, em média 10% da base de amigos.

É possível trabalhar com mais de uma fanpage, mas eleja no máximo duas para começar. É melhor ter uma presença relevante em uma ou duas contas do que ativar vários perfis e fanpages e abandoná-los pelo caminho.

Garanta bons nomes de usuário e ajuste os perfis no Facebook,
Twitter e outras redes importantes, o candidato precisa ser lembrado exatamente pelo que é nas redes. Fáceis de lembrar, encurte, se necessário.

As etapas da campanha política digital

1. Persona, definir um perfil mais provável de eleitorado do candidato. O candidato pode ter mais apelo com as donas de casa, os trabalhadores classe C, o público mais jovem, etc.
Ainda que o perfil seja misto, é importante que se defina o público mais provável, as peças de maior alcance terão o perfil deste público.
2. Identificar os pontos fortes, as fraquezas, as oportunidades enfim, a análise SWOT ( em português : Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
3. Benchmark – análise da concorrência durante a campanha política digital.
4. Análise de resultados e correção constante de rumos e estratégias.

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