A maior dificuldade de muitos clientes que nos procuram é não saber exatamente o que pedir. Eles sabem que existe, conhecem algumas ações, mas não sabem ao certo como se posicionar na hora de solicitar uma proposta de marketing digital.
A Agência Trampo é ótima nisso, porque independente da consulta vir de um cliente ou de um simples curioso, nosso atendimento a negócio é sempre em nível de consultoria e bastante didático.
Para melhorar este alcance, elaboramos um checklist de marketing digital no sentido de ajudar o cliente a reconhecer oportunidades e fraquezas em sua atuação digital e tomar as decisões para otimizar tudo.
O que uma agência pode oferecer como proposta de marketing digital para sua empresa?
Site – ter um site ou ter um site voltado a atrair e manter novos clientes?
- Analisar seu posicionamento no Google e propor soluções para crescimento na busca orgânica
- Seu site é responsivo? Adapta-se aos diferentes tamanhos de tela de hoje em dia?
- Tem boa usabilidade? Os cliente elogiam o design e navegação?
- Seu site possui bom tempo de resposta?
Redes sociais – ter é diferente de saber usar.
- Quais redes realmente interessam ao seu negócio
- Será que o Facebook pode mesmo ser útil?
- Já pensou em algo no Linkedin, Pinterest, Instagram? Resumindo, cada rede, por menor que seja, pode ser a chave para atrair clientes melhor segmentados.
- Seus clientes estão diluídos pelo mundo digital e cada ação social vai representar um approach diferente. É preciso julgar corretamente o empenho para usar melhor seus investimentos.
- Entenda definitivamente que é um dos meios que demandam mais atenção e estratégia. Ter uma fan page é o mesmo que não ter nada se ela não for bem trabalhada.
Email marketing
- Nenhuma lista comprada é eficiente, nenhuma. Se alguém te vender, pelo preço que for, estará te vendendo lixo. As pessoas estão fartas de email vendendo coisas.
- Troque o simples email marketing por uma relação mais próxima e duradoura com os potenciais clientes que você atrair via site, redes sociais e outros. Um opt-in válido – aqueles clientes que se cadastram espontaneamente em seu site – vale mais do que 1.000 emails disparados.
Inbound marketing
- Imagine como um processo de práticas em marketing digital em que o objetivo seja atrair, converter, se relacionar com os clientes.
- É como uma melhoria e ativação dos múltiplos processos da atração de clientes via internet e alinhá-los com a equipe de vendas.
- Analisar os dados da sua visitação para tomar decisões sadias para o negócio.
Adwords – é a equipe de panfletagem, o SEM –search engine marketing
- São os anúncios patrocinados e veiculados na rede de busca e de banners(adsense) do Google. O caminho mais curto e barato para você aparecer na primeira página do Google.
- A melhor analogia seria alguém distribuindo panfletos do seus negócio em um ambiente lotado de clientes interessados em comprar o que tipo de produto que você vende.
SEO – convencer o Google a te mostrar na primeira página
- As técnicas no site e seu conteúdo que podem levar o Google a mostrar seu site bem ou mal posicionado em seus resultados de busca.
- Neste momento, querer estar em primeirão para qualquer palavra-chave é uma utopia, mas há ações que podem ter dar esse luxo em curto espaço de tempo e uma das mais desejadas em uma proposta de marketing digital
Marketing de conteúdo – o parceirão do SEO
- Marketing de conteúdo consiste em oferecer textos bem escritos, vídeos, infográficos, imagens, enfim, boa informação que traga pessoas para ler, compartilhar, te consultar.
- Além disso, o conteúdo vai te dar preciosas palavras-chave para que o Google se interesse em ranqueá-lo bem nas buscas por determinadas palavras-chave.
Identidade visual
- É a sua cara na web. Seu logotipo, suas cores, seu design, encantando e levando seus clientes e se interessar por você.
SMS – se você não gosta, não faça com seu cliente
- Nada mais invasivo do que comprar listas de telefones celulares e disparar SMS marketing
- No entanto, se você quer cultivar uma relação bem próximo com o cliente, é uma ferramenta fundamental.
- Médicos e dentistas que avisam pacientes de suas consultas e retornos estão entre os mais eficazes meios de marketing digital.
Existem outras centenas de assuntos que poderíamos abordar para dar um correto direcionamento, uma completa proposta de marketing digital mas, para começar, é bom se ater a esta coluna de assuntos. Cada item acima dariam lauda e laudas de conhecimento. Para quem encomenda de profissionais e agências, é bom ter em mente o que é cada item desses.
O significado disso conhecemos muito bem, lucro!