Marketing de Conteúdo – 28 maneiras eficazes de se fazer

Muita gente se pergunta se fazer marketing de conteúdo é mesmo eficaz para os negócios. No nosso caso, como agência digital, somos obrigados a afirmar categoricamente que é fundamental para o ranqueamento dos sites pelo Google, o que consequentemente vai trazer visitantes, gerar consultas enfim, clientes.

Abaixo segue uma lista de 28 modos de fazer conteúdo atrativo. Os tipos mais utilizados no Marketing de Conteúdo no Brasil

1.Aplicativos mobile

Um dos mais caros porém, de melhor aderência de marca quando bem trabalhado. Além disso, nem sempre é caro. Ter uma área ou o próprio site encapsulado e publicado como aplicativo rende ótimas posições de ranqueamento, por conta da enorme classificação das lojas de app pelo Google. E é barato.

2.Apresentações online

Já experimentou publicar uma ou muitas apresentações de sua empresa no Slideshare, por exemplo? Vai se surpreender com a quantidade de visitas e ainda pode se valer das ferramentas para embutir a apresentação em seu site e redes sociais.

3.Artigos no próprio site

Fundamental pro Google “te enxergar com bons olhos”, as pessoas devoram conteúdo hoje em dia e um belo veículo pra mostrar que a empresa sabe do que faz.

4.Blogs

Idem aos artigos, a única diferença é que a linguagem é mais solta, menos regras para assuntos. Acima de 300 palavras e com o SEO bem trabalhado é tiro e queda.

5.Conferências virtuais / online

Um pouco complicado, varia um pouco de empresa para empresa. As instituições de ensino por exemplo, usam para aulas magnas, workshops. O conteúdo pode ser gravado e disponibilizado no Youtube, por exemplo, os Hang Out Air fazem bem isso.

6.Conteúdo desenvolvido especificamente para mobile

(smartphone ou tablet)
Assim como os aplicativos, vários conteúdos podem ser disponibilizados visando as plataformas móveis. Quer um exemplo? É deitado na cama com o tablet nas mãos que as pessoas planejam a viagem dos sonhos.

7.Conteúdo licenciado

Pegar conteúdos de terceiros e usar pra alavancar negócios é uma boa pedida. As parcerias são ótimas para isso.

8.E-books

É uma ótima forma de dar um brinde e em troca reter os contatos das pessoas para depois trabalhar email marketing, funil de vendas ou seja o inbound marketing.

9.Estudos de caso

Seja o caso que for existe alguém no mundo que vai passar por esta experiência. Os casos de sucesso são um conteúdo muito bom de se ler.

10.Eventos presenciais

Também entra na classe do marketing de conteúdo de execução mais complexa, mas é um dos mais poderosos veículos de conversão. É o supra-sumo do relacionamento.

11.Ferramenta de marca (por exemplo, calculadoras online, widgets etc.)

Nem todas as empresas podem ser valer disso, mas ferramentas de orçamento, conversores de moedas, simuladores de juros, são ótimos conteúdos para conversão.

12.Gamification / Jogos

Se seu caso se aplica a clientes que necessitam tomar decisões, certamente há algum caminho para jogos que ao final permitem conversão.

13.Ilustrações / fotos

O melhor clichê ainda é uma das leis dos negócios: Uma imagem ainda vale mais que mil palavras, pense bem nisso.

14.Infográficos

São aquelas imagens com informações que permite que seus visitantes compreendam melhor os problemas, vale investir.

15.Livro impresso

As pessoas cinestésicas, que ainda preferem cheirar, manusear, além de ler. Se o ROI justificar, vale a tacada.

16.Microsites e landing pages

Muitas vezes o assunto em pauta merece uma página especialista, são os mini sites.
As landing pages além de trazer o conteúdo focado, deve conter o call-to-action e o formulário.

17.Newsletters impressas

A famosa “circular” ainda circula, os jornais toalha, a mala-direta. Nada foi eliminado por conta da internet, os meios coexistem.

18.Newsletters por e-mail

Se o mailing for bom, opt-ins válidos, ainda é uma grande ferramenta. Fuja de mailings comprados.

19.Podcasts

Não existem muita gente atenta a isso, mas por ser rápido e barato de fazer, ainda valem a pena.

20.Redes sociais

O que dizer do Facebook que concentra 98% dos internautas? Não usar com desenvoltura esta ferramenta é absoluta perda de oportunidade.

21.Relatório anual

Para empresas maiores é bem comum a divulgação de um relatório anual, nada mais é do que um apanhado geral das atividades. Interessa bastante à empresas do mesmo nicho, consequentemente afeta no apoio à decisão na hora de um cliente trocar um fornecedor A por B.

22.Relatórios de pesquisa

Fazer pesquisas é ótimo para as decisões estratégicas da empresa, mas divulgar seus resultados interessa a todos. Este post por exemplo, nasceu de uma pesquisa da Content Marketing Institute, player mundial de marketing digital que possui diversas ferramentas no Brasil. Por aqui, quem conduziu a pesquisa foi a Tracto.

23.Revistas digitais

O quê você faz quando viaja de avião, por exemplo? Eu chuto: Dorme, Lê, faz nada ou conversa.
O que você faz enquanto espera uma consulta? Lê, conversa ou faz nada.
Note, não há muitas opções, nesta horas as Revistas são um primor para ganhar a atenção de quem lê, e conteúdo é um potente gerador de negócios. As revistas digitais podem ser baixadas para o tablet e celular e lidas onde for o ambiente mais adequado.

24.Revistas impressas

Idem às revistas digitais mas, tem algumas aplicações a mais. Quando enviado a uma pessoa, se é uma publicação de qualidade, tem a aderência de um brinde.

25.Vídeos

É uma dos carros-chefes do SEO, um video institucional, tutorial ou o que quer que seja que for publicado no seu canal do Youtube e republicado no site, tem efeito potencializador no ranqueamento do seu site. Este é o principal valor agregado, além do conteúdo em si.

26.Webinars / webcasts

Consiste em convidar a plateia a assistir ao que você tem a dizer. Ótima ferramenta mas requer um empenho bastante considerável.

27.White papers

São os conteúdos especialistas e que são liberados para o interessado mediante a captação de seu contato. Atualmente um pouco em desuso. A IBM era a rainha dos White Papers falando de suas soluções.

28. Google Meu Negócio

O Google vive mudando os nomes de seus produtos. O Meu Negócio é o Google Business, ja foi o Google Places. É um esforço da marca pra ampliar o uso da sua rede Google + o que, aparentemente, não surte resultados. Apenas aparentemente, porque o Google Meu Negócio é um potentíssimo recurso de ranqueamento e aderência de clientes. O erro em não usar é totalmente das empresas. Neste texto, não o enquadramos como esforços de redes sociais porque não é um recurso convencional, ele é mega potencializado com Hangout, Street View, Places. São recursos incríveis para novos ranqueamentos pelo Google, o que em si, já é uma grande ação de marketing.

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