Marketing Político Digital – Fanpage x Perfil no Facebook

Marketing Político Digital – vale a pena usar o Facebook profissionalmente?

Uma das boas ferramentas de Marketing Político Digital é o Facebook. Com ele, a imagem do candidato pode ser trabalhada com antecedência bastante interessante. Para as eleições de 2016 não há tempo a perder, não há mais restriçÕes a se declarar pré-candidato e começar antes para montar um bom capital político e fundamental.

Antes de tudo, uma informação de nível básico, mas que muitos candidatos desconhecem.
A maior oportunidade dos meios digitais está no fato do TSE ser pouco claro e impor pouquíssimas restrições quanto ao uso desses meios. Este ano, o veículo mais desejado, a TV sofreu restrições que impactam diretamente nos vereadores.

As diferenças clássicas entre o perfil e a fanpage são:

O perfil limita-se a 5000 adicionados, o que, embora seja bastante importante como capital politico, se torna muito pouco em contingente de votos se o porte da cidade for maior que 100.000 habitantes. Lembre-se que no seu perfil há muitos amigos que não são necessariamente seus eleitos.

O mais grave é que o perfil não permite publicações impulsionadas. Quando impulsionada, um publicação chega a milhares e milhares de pessoas, as não impulsionadas aparecem em média para 3% dos curtidores da fanpage.

Na fan page não há limite de seguidores e são permitidas diversas formas de publicidade: posts patrocinados, anúncios nas laterai, os principais que aparecem na timeline, ações de captação de likes, abas personalizadas, botões de ação como por exemplo baixar a plataforma de ação do candidato.

Enfim, na fan page as ideias de Marketing político digital podem ser melhor aproveitadas. Se no blog da campanha a equipe publicar assuntos interessantes, estes podem ser compartilhados e impulsionados na fan page atingindo um bom contingente de potenciais eleitores.

Na prática, o candidato que não tiver uma clara estratégia de redes sociais no marketing político digital das eleições de 2016 vai sair um tanto atrás de seus concorrentes. As restrições são muitas e o tempo de campanha é curto, os meios digitais são o único território onde se pode trabalhar uma candidatura ampliando o tempo de aderência do candidato.

Uma boa leitura de start esta no nosso blog, clique aqui.

 

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