O mundo dos marqueteiros políticos ainda está se acostumando com as regras e ferramentas que tem conduzido a campanha para o ambiente do marketing político digital.
O fato a que poucos estão se atentando é que a verdadeira batalha eleitoral será travada mesmo nos aparelhos celulares, smartphones e tablets, as verdadeira plataformas que mantém as pessoas realmente plugadas em tempo integral.
Assim sendo, uma boa campanha política digital deve obedecer a um rígido planejamento e uso correto dos recursos digitais. Vejamos alguma etapas infalíveis do planejamento:
• Antecedência
Os meses que antecedem a campanha oficial de 45 dias são preciosos para a construção de uma boa imagem do candidato. As pessoas estão mais atentas politicamente e se informam sobre os candidatos. Dê o que elas querem: Informação e credibilidade. Foi-se a era dos brindes fúteis.
• Planejamento
Quanto menos improvisar, melhor. A construção da imagem eleitoral através do Facebook deve ser sutil e verdadeira. A rede social é como se fosse a casa da pessoa, você está invadindo o celular dela com suas informações, não torne este ato um palanque. Suavidade e foco.
• Ferramenta
O Facebook é apenas o maior nicho eleitoral mas, não se esqueça de que existem outros. O Instagram por exemplo – que também é do Face- constrói imagens e mensagens de maior aderência e a entrega o conteúdo a bem mais perfis do que no Facebook.
• Timing
Timing é usar o recurso correto na hora certa. Plataformas como o SMS marketing, Whatsapp marketing,, Enquetes digitais devem ser usadas depois que ja estabeleceu uma boa relação de confiança e construção de imagem. Ou seja, são as ferramentas ideais para a reta final de engajamento, o VOTE EM MIM.
Quer ver outros texto sobre marketing político digital? Clique aqui
Quer receber o Manual do Candidato? Consulte condições aqui