Quem nunca usou publicações patrocinadas no Facebook não percebe muito claramente as nuances de alcance das publicações, apenas limitam-se a julgar de maneira cartesiana suas publicações de maior ou menor sucesso. No campo empresarial, as 18 milhões ou mais páginas empresariais disputam o acirrado mercado das timelines.
Apesar dos ótimos filtros que aumentam sobremaneira a padrão de acertos em uma publicação incentivada, temos notado no dia a dia de agência que o alcance das publicações pagas do Facebook simplesmente desabou.
De uma maneira genérica, a Ogilvy apurou que a queda do alcance orgânico geral das publicações foi de 49%. Eu acredito que no alcance pago a queda foi muito superior a isso.
Até fevereiro ou março, quando houve um baque no alcance das publicações pagas, uma publicação incentivada com 5$ podia alcançar facilmente 4.000 ou 5.000 pessoas, hoje não atinge 1000.
Isso não quer dizer que o facebook não seja mais uma ótima ferramenta de marketing, eles sabem que são e lucram cada vez mais com isso. é hora de absorver mais dicas de marketing digital e renovar as estratégias.
O que quero dizer é que está na hora de repensar radicalmente o marketing digital, porque ele é todo sintomático, quando o poder do e-mail marketing caiu, surgiram outras ações, mas o e-mail marketing de qualidade continua a existir.
O blog da Trampo elaborou algumas dicas de marketing digital baseadas na observação simples para que você comece a mudar a mentalidade do marketing digital da sua empresa.
- Evite postar nos horários de pico. O que antes era obrigatório, agora é um fiasco em matéria de alcance.
- Postagens em vídeo tendem a ter mais alcance e mais engajamento dos visitantes.
- Use o Instagram, seu alcance ainda está bem superior ao do Facebook e o usuário é mais qualificado no uso de plataformas digitais
- Se o Facebook engrossou com seus investimentos, engrosse com eles também. Busque outras alternativas, uma das melhores, sem dúvida, é investir em marketing de conteúdo. Conteúdo melhor em busca de alcance orgânico multicanais. Assim, produzir um texto inteligente, bem ilustrado e postado no Google Plus pode ser mais interessante do que gastar os tubos com Facebook.
- Há outras alternativas no mercado que tem bom custo e merece ser estudadas. O Snapchat, os anúncios no Waze, o Whatsapp marketing são exemplo de sucesso.