Desde junho desse ano, quando o Instagram anunciou novas ferramentas para empresas, os brasileiros donos de lojas e marcas aguardavam por esse recurso que finalmente foi liberado nessa segunda feira, 15 de agosto. Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia já utilizam esses novos recursos desde no final de julho passado.
Empresas de qualquer tamanho podem fazer uso do aplicativo, necessitando apenas já possuir um fan page com no mínimo 100 seguidores, que será solicitada durante o cadastro e de onde as informações serão importadas. Cada perfil comercial só pode ser conectado a uma única página no Facebook pertencente à sua administração.
Pessoas físicas, como celebridades e influenciadores digitais, não podem usar esse perfil comercial.
O novo recurso terá uma configuração para indicar que seu perfil é um negócio. Os donos de páginas poderão usar sua conta de anúncios do Facebook para promover posts no Instagram e permitir que outros membros da mesma empresa gerenciem o perfil comercial.
A ideia da plataforma é que os donos de empresas possam entender melhor quem são seus seguidores e alcançar pessoas que não seguem a conta da empresa.
Três novos recursos foram anunciados: os perfis de negócios, as métricas internas e a promoção de posts atendendo assim as três necessidades principais (de acordo com pesquisas) dos pequenos negócios: melhorar a comunicação com os seguidores, saber o que está dando certo ou não no perfil e alcançar ainda mais consumidores.
Os empreendedores terão acesso ao número de visualizações que sua publicação recebeu, número de contas exclusivas que visualizaram sua publicação, número de contas que tocaram no link do site em seu perfil comercial e a média de vezes em que seus seguidores estão no Instagram.
O aplicativo fornecerá também informações sobre os seguidores como gênero, idade e localização.
O novo perfil terá um botão para que o consumidor possa entrar em contato com a empresa por telefone, texto ou e-mail. Um endereço físico também poderá ser incluído.
Nos próximos meses, o Instagram deve incluir a possibilidade de promover as publicações, assim como no Facebook, e um botão de “Saiba mais”. Para isso o dono da conta deverá ser um administrador na página do Facebook que estiver conectada à conta do Instagram. É só escolher o botão promover, abaixo do post, preencher os detalhes definindo “Público” (quem você deseja alcançar), Orçamento (quanto você deseja gastar) e Duração (por quanto tempo você deseja veicular sua promoção) e destacar o post no feed do aplicativo.
O conteúdo será revisado pelo Instagram e será veiculado depois de ser aprovado (o que pode demorar ate uma hora).
No Facebook Help, na seção Ferramentas de Negócios do Instagram, você encontrará mais informações.