Em primeiro lugar, aos que estão por fora SEO significa Search Engine Optimization – otimização para motores de busca. Na prática as técnicas de SEO são uma tentativa a médio e longo prazo de que seu conteúdo agrade aos algorítmos do Google e outros buscadores para que eles possam posicionar suas páginas em melhores colocações na busca orgânica.
Se você não fizer SEO no site ele nunca vai aparecer na primeira página do Google?
Não necessariamente. Ítens como longevidade do domínio e palavra-chave na URL pesam muito, mesmo que o site não esteja otimizado. Vejamos um exemplo simbólico: Se você tem um domínio escadasparapiscinas.com.br com um conteúdo sobre o assunto e esta URL tem mais de 5 anos. Além disso seu site é estático e o servidor responde rápido. Certamente você apareceria muito bem na busca por “Escada para piscina”. Analisando o exemplo fica mais fácil perceber o valor que a palavra-chave tem para a URL.
Obviamente a maioria das empresas possuem URLs com o nome fantasia, aí entra o trabalho de SEO que nomeia corretamente cada página, cada imagem, realiza ajustes de tempo de resposta do site, entre outros fica primordial. O Google pontua os conteúdos por palavra-chave ao longo do tempo. De vez em quando e sem avisar, muda algumas regras. Como foi num release recente onde passaram a pontuar melhor os sites compatíveis com mobile (responsivos) e também os mais seguros (https).
O que um gestor precisa saber sobre SEO antes de investir neste tipo de serviço?
- Precisa saber que vai precisar entender certas ferramentas com o Google Search Console(gratuita), Yoast ou o SEMRush (pago)
- Precisa compreender que os resultados não são imediatos. Bons resultados de SEO levam entre 4 e 12 meses para começar aparecer.
- Dentre as empresas que fazem SEO, avaliam os resultados obtidos com SEO como muito (47,1%) ou moderadamente positivos (39,2%), e uma pequena parcela como pouco (12,2%) ou não positivos (1,5%). *Pesquisa RockContent
- Se você usa hospedagens amadores e antigas como Locaweb e UOLHost você já está partindo de uma estrutura debilitada no que tange a tempo de resposta de servidor
- É preciso paciência e consistência nos investimentos. Ainda de acordo com a pesquisa da Rock Content, as empresas apontam crescimento do tráfego orgânico (77,8%), maior qualidade do tráfego (41,8%), melhores posições de rankeamento nas SERPs (38,2%) e aumento do número de palavras-chave rankeando (33,3%).
- Dentre as estratégias de SEO, o marketing de conteúdo é apontada como a melhor por 87% profissionais entrevistados. Apesar de Marketing de conteúdo ser uma estratégia que pode ser usada separadamente, quando está em alinhamento com SEO é que a torna uma das mais poderosas ferramentas de geração de tráfego orgânico.
**Ilustração da RockContent sobre as melhores ações de SEO