Você quer ter uma loja virtual? Você vai precisar de marketing digital

Dezenas de milhares de comerciantes e novos empreendedores entram para o comércio eletrônico montando loja virtual todos os anos. Há no entanto, uma falsa ilusão de que migrar do comércio físico para o digital vai gerar uma super economia de custos com aluguel, pessoal, decoração, estrutura de funcionamento, etc.

Existe uma parte bem verdadeira nisso tudo, a loja vai operar sem fronteiras e 24/7.

Vamos `a análise detalhada dos custos com uma loja virtual

Custos Fiscais

Do ponto de vista fiscal não há mudanças. Contadores e impostos continuam valendo igualmente

Frete

A loja virtual demando custos de envio. Dependendo do produto e da distância nem vale a pena. Embutir o valor do frete no cálculo do preço dos produtos é uma boa saída, converte bem. É um valor que as lojas físicas não tem.

Ponto comercial

Quanto melhor o ponto comercial melhor a venda, certo? Na loja virtual quanto melhor o site e o servidor, melhor o ranqueamento pelo Google, melhor a experiência de usuário, maior volume de vendas.
Analogamente ao mundo real real, ter um bom ponto comercial para as lojas digitais, significa ter um bom posicionamento no Google para o maior número de palavras-chave. Sendo assim, não investir em SEO(otimização para buscas) e marketing de conteúdo, é o mesmo que abrir a loja em um bairro distante, ninguém passa na porta, ninguém entra, ninguém compra… mas o aluguel é barato!
Este custo de mostrar a loja para o mundo é tarefa do marketing digital, não dá para deixar de lado e algumas ações só se refletem em vendas à médio prazo.

Marketing

Investir em publicidade é necessário tanto para o ambiente real, quanto o virtual. A diferença é que no ambiente virtual os gastos podem ser melhor controlados.
Imagine que para sua loja física seu marketing fosse: Spots de rádio, panfletos no bairro e ligar para os clientes. Na loja virtual você pode ter vídeos pre-roll no Youtube, Adwords no Google e e-mail marketing. Você vai precisar de uma agência de marketing digital porque na maioria das vezes o “faço eu mesmo” falha copiosamente.
A maior parte do valor economizado com o aluguel do prédio é gasto nesta parte.

Atendimento

No digital você não precisa de tantos vendedores para o atendimento. Você não precisar do mesmo número mas vai precisar de pessoas muito qualificadas para poder localizar influenciadores nas redes sociais, fazer atendimento via chat, via messenger do Face, via Whatsapp. Um SAC 2.0 completo.

Tecnologia

Este é o ítens onde os marinheiros de primeira viagem das lojas virtuais apanham muito. Não basta criar um bom site, é preciso entender muito de internet, perceber como é trabalhar nos múltiplos canais e dominar todas as oportunidades que a tecnologia oferecer. Isto também custa tempo e dinheiro.
Na maioria das vezes vale muito mais a pena investir pesado no conteúdo, fotos e descrições dos produtos do que no site em si.

Conclusão

Site bonito e abandonado não vende nada. O que vende é o imenso leque de ações que é preciso que sejam feitas para que a loja virtual converta. Isso passa por todos os processos de formação de preço, logística e atendimento que uma loja física enfrenta e ainda tem muito mais conhecimento a ser dominado antes que se pense na aventura digital.

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