Ter uma loja no Instagram é o objetivo de muitas pessoas que almejam aumentar as suas vendas, uma vez que esta rede social acabou crescendo mais do que se imaginava. Hoje, por exemplo, ela é uma das maiores e mais acessadas redes.
Antes, o objetivo da ferramenta estava apenas no compartilhamento de fotos, hoje, aumentando sua potencialidade para um mundo de possibilidades de venda. Há inclusive um espaço exclusivo destinado só a esse âmbito, a loja no Instagram, também chamado de Instagram shopping.
Esta atualização permitiu que, as empresas pudessem inserir os seus produtos através de imagens que, automaticamente ao se clicar, levam a outros espaços em que todas as informações que se precisa com relação a esta compra sejam disponibilizadas. Há inclusive a possibilidade de na própria foto estas informações irem surgindo, o que facilita tanto o processo para quem tem a sua loja no Instagram, como para quem vai adquirir o produto.
Mas, o que seria a loja no Instagram?
A loja no Instagram ou o Instagram shopping, é uma das estratégias disponíveis atualmente no mercado com o objetivo de levar os seus produtos aos seus clientes, deixar claro os seus benefícios e valores, informações relevantes que possam se fazer necessárias para que este o adquira.
Existem pontos positivos e negativos na nova possibilidade disponível. Há empreendedores que comentam que antes, sem ser assim denominado, vendiam muito mais através de seu perfil comercial normal e seu respectivo direct. Outras pessoas afirmam que o sistema deixou a rede muito mais organizada.
Portanto, não há uma regra, você precisa fazer o teste com o seu negócio e verificar o que é mais vantajoso para você. Tudo dependerá de qual é o seu público, de quais são as especificidades dele e assim por diante.
Para os usuários, a facilidade do Instagram shopping acaba sendo bem grande. O dono da empresa estipula se quer que os seus produtos sejam identificados ou não. Se a opção for a identificação, quando o cliente clicar no conteúdo que lhe interessar, automaticamente terá acesso as especificações e valores dele, como citado anteriormente.
Ou seja: para o consumidor todo este procedimento se torna fácil. E para o responsável pela conta, apesar de um pouco trabalhosa a parte inicial, de cadastro das informações, é muito mais fácil no sentido de concretização de vendas. Antes, o cliente perguntava o valor, esperava a resposta do vendedor e a conversa muitas vezes parava neste momento. Agora o sistema é automatizado.
Há ainda como o usuário marcar determinado produto da loja do Instagram que gostou como favorito. Assim, poderá acessar sempre que quiser. Vale lembrar que, também quando se clica na parte dos detalhes, diversas outras fotos referentes ao produto aparecem, o que facilita e muito na visualização do produto real.
Com relação ao link que o produto levará o consumidor, que também está sobre a foto, há duas opções de configuração que a loja deve optar: uma delas é diretamente para a página aonde o produto se encontra, no site e a outra é para que o produto seja automaticamente adicionado a um carrinho e assim, o cliente só precise finalizar a compra. Cada empresa precisa definir, neste caso, qual alternativa é mais válida para o seu negócio.
É difícil configurar a loja no instagram?
Não é difícil, mas existem alguns passos que, se seguidos, tornam o processo ainda mais fácil. Veja:
• Você precisará estar em um mercado suportado. O que isso significa? Comercializar os seus produtos em um país em que a loja do instagram esteja disponibilizada. O Brasil, por exemplo, é um mercado suportado. A sua conta também precisa ser obrigatoriamente comercial.
• Seu produto é entregue na forma física? Se sim, o segundo passo está ok. Serviços como consultorias online não podem ser vendidos através do Instagram shopping. Além disso, este produto precisa estar de acordo com algumas políticas básicas, as mesmas políticas utilizadas pelo Facebook, inclusive. A conta de sua empresa também precisa estar conectada a uma página do Facebook.
• Será necessária então a criação de um catálogo que contenha os seus produtos. Este é feito pelo gerenciador de anúncios do Facebook ou ainda pelo Business Manager, também do Facebook. Existe uma aba no gerenciador chamada catálogos, que será selecionada. Agora basta adicionar os seus produtos, um por um ou importa-los de algum local em que já estejam colocados.
• Neste passo você faz a ligação de sua página do Instagram com os produtos cadastrados no Facebook e assim, a sua loja passa a ser ativada. Para que isso ocorra, clique em definições, negócio e compras. Depois em começar, quando o catálogo em questão é selecionado e o clique final é em envio para revisão. Após a aprovação, é a hora de utilizar os recursos da sua loja do Instagram a seu favor, passando a identificar seus produtos nas suas postagens. Todas as vezes que postar seus produtos agora, aparecerá uma opção que é identificar produtos. Feita essa identificação, o cliente já terá acesso a ela.
O melhor de tudo é que este procedimento é feito apenas uma vez. Depois, basta aproveitar os benefícios de ter a sua loja no Instagram e, como dito, testar a possibilidade e verificar se ela trará bons resultados para o seu negócio. Caso não trouxer, é simples, basta voltar ao método tradicional de vendas e esquecer que este está disponível.
O que não se pode, de modo algum, é acreditar que as novas tecnologias não precisam ser utilizadas no processo de vendas. É preciso cada vez mais se pensar em estratégias para atualizar o seu negócio e conseguir os resultados esperados. Se você não o fizer, o seu concorrente o fará.
Além do que, uma loja no Instagram passa credibilidade ao consumidor, uma vez que, ele encontrará naquele espaço todas as informações que precisa e assim, nem pensará em procurar em outro espaço virtual, que pode ser o seu concorrente, informações sobre o determinado produto que você está comercializando.
Gostou do texto? Continue acompanhando os nossos artigos relacionados ao marketing digital e não perca todas as novidades do mundo virtual!