Bancos de imagens – TOP 10 dos mais legais, com direito de uso e seguro.
11 Apr 2017
Compartilhar

Bancos de imagens – TOP 10 dos mais legais, com direito de uso e seguro.

Regras para uso de imagens

Sempre usamos imagens para compor qualquer  estratégia e nem sempre é de um banco de imagens seguro, usamos fotos para ilustrar um post de Facebook e para de marketing de conteúdo. Geralmente utilizamos muitas fotos, vetores e desenhos, imagens ajudam a compreensão do leitor, deixa o conteúdo mais leve, além de atrair mais a atenção do que simplesmente um texto sisudo. É fato que utilizar imagens é imprescindível na composição de uma informação e para o sucesso de qualquer texto.

Mas, cuidado! Se a imagem não estiver disponibilizada para uso livre, sua aplicação pode acabar em uma ação judicial.  Mesmo uma imagem sem  marca d’água, não significa que pode ser usada livremente.

Há muitos bancos de imagens grátis e pagos onde você terá acesso a fotos de alta resolução liberadas para uso em qualquer projeto.

Veja algumas sugestões de sites gratuitos:

Google Advanced Image

O nome dispensa comentários, é o campeão das buscas e claro que para imagens não ia ser diferente, mas para buscar uma imagens de forma prática e efetiva, com a opção para você inserir o tipo de licença que deseja existe uma ferramenta que deve ser utilizada.

Lembre-se que mesmo com imagens grátis, existem os direitos autorais. Por isso, antes de usá-la verifique a licença associada a essa imagem. Algumas só podem ser usadas no formato original, outras tem licença proibida para venda e redistribuição. A licença mais comum pede que você deixe visível o crédito do autor da imagem com um link direto para o site do dono da foto.

Na prática, entre no Google, selecione o modo de busca “imagens”, vá em “ferramentas”, lá você poderá procurar apenas por imagens em alta resolução, na cor e formato de arquivo desejado. E o mais importante para esse artigo, a opção de filtro de licença, clique em direito de uso, o padrão de busca é “sem licença”, alterne para “marcada para reutilização com modificações”. Pronto! Dessa forma apenas imagens livres serão exibidas. Claro que para um projeto maior, devemos ter mais cuidado, entrar em contato com o proprietário e tirar uma licença específica. O único inconveniente é essa busca detalhada só está disponível para Desktops.
google-imagens

google-imagens2

 

Visual Hunt (é dos meus bancos de imagens preferidos!)

visual-hunt-imagens

É um m buscador simples de imagens gratuitas para seus projetos, tem também tem uma grande quantidade de fotos de ótima qualidade e com um sistema de busca eficiente, incluindo filtros bem interessantes de cores e tipo de licença. Vale a pena conferir este bancos de imagens !

Inclusive, estamos ilustrando este post com uma foto do Visualhunt.com

 Free images

free-images

Um dos maiores bancos de imagens da categoria. Possui uma galeria com mais de 350 mil imagens classificadas por categoria. Pertence ao mesmo grupo de sites pagos como a Getty Images e iStock por isso as buscas direcionam também para esses sites pagos. Os resultados gratuitos ficam logo abaixo. 

Freepik

É um banco de imagens ótimo. Tem fotos e infinitos vetores. Você pode fazer o filtro de busca e baixar arquivos em PSD, AI, PNG, JPG e outras todas prontas para serem usadas. Além de ter vários arquivos gratuitos, podemos ter uma conta Premium e baixar o que quiser!

É bem bom mesmo, se você não conhece, vale explorar o site. =)

Shutterstock

shutter

É papa dos bancos de imagens pagos, mas é pago e o preço é salgado para quem quer apenas uma imagem para ilustra qualquer coisinha, mas conta com busca por imagem, tem vetores, vídeos, templates, modelo de tudo. É necessário fazer a conta e estar logado sempre, mas toda semana o Shutter disponibliza duas imagem gratuitas.

Viintage

Banco de imagem especializado no estilo retrô, possui uma galeria totalmente autorizada para domínio público. E não é preciso nem fazer login. Basta escolher a imagem e baixar.

Free Digital Photos

As imagens são produzidas por fotógrafos, ilustradores profissionais e designers e por isso tem uma ótima qualidade.

Pixabay

pixabay-imagens

Imagens de alta qualidade com mais de 900 mil fotos e vídeos que podem ser baixados, modificados, distribuídos e usados livremente, até mesmo em aplicações comerciais.

Dica: os anúncios existentes no site poderão ser removidos se você criar um login e compartilhar 10 fotos ou trabalhos próprios para outros usuários utilizarem. Essa estratégia ainda aumenta a quantidade de arquivos disponíveis. Se você não conhece, vale a pena é muito bom!

Unsplash

Foto com alta resolução.  Você pode se cadastrar e receber as melhores fotos diretas no seu e-mail. Busca simples com trabalhos feitos por fotógrafos do mundo todo.

Morguefile

images

Fotos de muito boa qualidade com um sistema de busca muito legal baseado em filtros e categorias. Não necessita login.

Pexels

Fotos de altíssima qualidade e muitas delas nem mesmo exigem que se coloque o crédito, embora seja sempre aconselhável fazê-lo.

A busca pode ser feita por cor predominante. Uma ferramenta legal . A opção aparece no canto inferior direito da home.

Essa é mais uma lista por ordem de preferência, mas tenho certeza que um desses sites vai te ajudar em diversos momentos =)

 

 

Leave Your Comment