Como acessar um computador remotamente
25 fev 2016
Compartilhar

Como acessar um computador remotamente

Se você chegou nest post atraído pelo título “Como acessar um computador remotamente” com intenções excusas, desista. Não é de invasões que o texto trata. É apenas um relato e uma sugestão para uso profissional.

Imagine um cenário onde você precise configurar o computador de uma pessoa remotamente( ou inverso também é válido).

Esta cena é bem conhecida e pode ser solucionada usando-se um software de acesso remoto. São muitos no mercado hoje em dia, os mais conhecidos são o Team Viewer e o clássico VNC.

O funcionamento é bem simples de se compreender, com o software instalado no seu e no computador remoto, o aplicativo emula a tela remota no seu computador para que você realize as tarefas remotamente, como se estivesse trabalhando no computador da pessoa. Largamente usado em suporte técnico.

Agora imagine um cenário mais complexo. Eu estava na Itália, com acesso 4G com conta de tráfego bem restrito, tinha apenas um 1GB de tráfego para usar.
Não pense que por ser Europa encontrei um serviço de primeiro mundo, pelo contrário, operadoras TIM e Vodafone tão precárias e desprovidas de suporte quanto em qualquer lugar do mundo. Para piorar com preços exorbitantes, cheguei a gastar 48 euros por 20GB de dados. Gastei ainda mais para desviar de mil e uma armadilhas de consumo, truques feitas pelas próprias operadoras.

Enfim, eu precisava transferir 3GB de dados de um servidor no Brasil para um novo no Canadá. Minha largura de banda não permitiria.

Como acessar um computador remotamente

Usando o Team Viewer, acessei um PC no escritório no Brasil com conexão parruda de 100mbps e todas as tarefas foram executadas remotamente.

Usei o mínimo de dados na Itália, o suficiente para emular a tela do PC do escritório e todo o montante de dados foi transferido.

Com o cliente Team viewer instalado e aberto em ambos os computadores, o usuário do computador remoto fornece o código e a senha que aparece na tela para liberar o acesso.

Tudo muito simples. Para usuários mais experimentados há outras configurações avançadas.

Por este post é única e exclusivamente para recomendar o brilhante Team Viewer, gratuito.
Há versões pagas que facilitam em muito o uso do TV como ferramenta profissional.