Fazer marketing digital sem dinheiro é uma arte. A pergunta é boa e neste artigo vamos tentar por luz na questão.
Dá sim pra fazer ótimas ações de marketing digital sem dinheiro. O que não dá é fazer marketing digital sem dinheiro, sem trabalho e sem um pouco de conhecimento.
Vamos de plataforma em plataforma com dicas certeiras.
Neste post vamos te dar algum conhecimento, mas isto vai te dar trabalho. Se você não quer ter trabalho, contrate a Agência Trampo, fazemos tudo isto e muito mais, a um custo que certamente vale menos que o seu tempo.
O Google é seu sócio
De todas as boas ferramentas de marketing digital sem dinheiro o Google é sem dúvida, a mais generosa. Das boas opções o Google Meu Negócio é uma certeza de conversão em negócios.
Você acessa, preencha um cadastro básico, sobe fotos e informações sobre o seu negócio e o Google te dá oportunidade de uma disposição regionalizada e hiper valorizada nos resultados de busca.
O Youtube é o segundo maior motor de busca. Não ter o seu negócio anunciado em vídeo, não fazer uma estratégia de publicações recorrentes, é desperdiçar um imenso potencial.
É claro que os resultados variam muito de acordo com o produto ou serviço mas, em geral, funciona bem para quase tudo – de lojas online a profissionais liberais.
Ao fazer conteúdos você está ganhando pontos significativos junto à busca orgânica do Google. É o chamado SEO – Search Engine Optimization – que é a ciência de tentar entender os critérios o Google para o ranqueamento de sites. Até onde se sabe, o buscador é um voraz devorador de conteúdos.
E o Google Plus? Parece uma rede fantasma, mas o Google ranqueia muito bem os conteúdos postados por lá. Use.
O Facebook não é seu sócio, mas ele colabora
Impossível falar de marketing digital sem gastar dinheiro e não citar o Facebook, a maior rede social em todos os quesitos, tão poderoso que conseguiu exterminar o Orkut da face da terra, deixando o Google a ver navios em matéria de rede social.
Para o seu negócio decolar no Face sem investir algum dinheiro com impulsionamentos é bom ter paciência.
Os perfis têm alcance mas as pessoas são avessas à publicidades. As fan pages não tem alcance, a cada 100 curtidores, 3 irão ver seu conteúdo e isto é desanimador. O Face usa as fanpages para lucrar.
Como potencializar? Insistindo. Publique conteúdos de interesse geral na fanpage e compartilhe em seus perfis.
É imprescindível postar conteúdo interessante e diversificado. Novamente aposte em vídeos, o alcance é 10x maior. Marque pessoas, use hashtags genéricas e convide as pessoas a se informar melhor no seu site. Adote uma frequência rigorosa de publicações.
O algoritmo do Facebook está sempre te estudando, seja interessante.
Na esteira do facebook vem o Instagram, outro prata da casa. É o point das boas imagens. Siga para ser seguido, curta para ser curtido. A era do “vinde a mim porque sou interessante” acabou.
Mostre-se interessante e interesse-se pelas outras pessoas e marcas. Siga e curta seus concorrentes. Isto o torne expansivo, interessante e ser assim gera conversões.
E o Whatsapp? É bom de prosa?
Depende de como e qual o seu negócio. Vou dar um exemplo, um dia me colocaram num grupo de uma clínica de podologia. Fiquei um tempo ali assistindo as pessoas saírem indignadas com essa “invasão”. Com certa razão, seu celular é seu templo, sua caixa de pandora, seu território, seu companheiro.
Do alto da minha unha encravada enviei uma mensagem para a moça dizendo: – Não é assim que faz, consulte-me em PVT, inbox, privativo (chame do que quiser).
A orientação foi a seguinte: – Pense numa promoção, use a mesma lista de celulares e daqui uma semana faça uma publicidade da promoção usando o recurso “lista de distribuição”. Na semana seguinte até eu fui desencravar a unha 30% mais barato entre segunda, terça e quarta.
Resumo, antes sair usando para publicidade, procure conhecer as ferramentas. Vale para todas.
O e-mail é mesmo o inimigo do marketing digital sem dinheiro?
O spam é seu inimigo, o e-mail é super brother.
Uma rara newsletter, um e-mail pessoal e de interesse da pessoa que o recebe segue sendo uma arma poderosíssima de marketing digital.
Construa grupos segmentados por interesse específico. Use algum recurso que retenha o contato do visitante no seu site. Quando você tiver uma real oportunidade para os seus clientes, contate por email de forma bem personalizada.
E-mails vazios, poluídos e meramente vendedores não funcionam.
Você é sua agência digital
Nós, como agência, não cobramos pela criatividade. Criar e compartilhar virou comportamento web, nós cobramos pelo uso do nosso tempo especialista.
É muito comum um empresário querer diminuir o valor do trabalho de uma agência digital, mas é preciso saber que todas as ações consomem tempo e tempo é dinheiro.
O melhor meio de chamar atenção para a sua marca é evitar a tosqueira. As pessoas já não gostam de anúncios, se fizer algo poluído e esteticamente ruim, pior pra marca, pras vendas, é o anti-marketing.
Só há um jeito de driblar a falta de senso estético, se inspirar em quem sabe. Nisso o canva.com é imbatível. É uma central de modelos pré formatados dos mais diversos tipos de publicações. Fácil de usar e super profissional. Ele até te convida a gastar alguns dólares mas, no geral, dá pra fazer muita coisa boa sem gastar nada.
Outra dica é o pixabay.com que te oferece belas imagens e trechos de vídeo de domínio público. Domínio público são imagens que podem ser usadas sem restrições e pagamentos.
O filmora é um software ótimo para te ajudar nas primeiras superproduções.
De posse de um cinto de utilidades assim, fica mais fácil começar sem gastar.
A única coisa impossível de não gastar é o tempo.
Enquanto escrevo este texto estou investindo meu tempo livre produzindo um conteúdo que tenho esperança que atraia muita gente para o blog da minha empresa e que potencialmente possam se interessar pelos nossos serviços. Isto é uma lei, vale para todos, faça o seu conteúdo útil também.