Conceitos importantes sobre Marketing Digital
18 jul 2016
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Conceitos importantes sobre Marketing Digital

Investir em marketing digital e estar presente no universo online é uma realidade que não envolve apenas a área de entretenimento, servindo também como fonte de renda que auxilia empresas e profissionais.  Muitos preferem trabalhar com o mercado tradicional, buscando mídias conhecidas e canais com os quais já estão mais habituados, ao invés de tentar entender o universo digital. Entretanto,  inevitavelmente, terão que ceder a alguma prática relacionada às redes sociais e ao mundo digital.  De acordo com pesquisas da “We are social”, há mais de 3 bilhões de usuários ativos espalhados em vários canais, sendo que só no Brasil cerca de 54% das pessoas passam mais de 5 horas por dia conectados.

Sabendo disso, separei 10 conceitos importantes para melhor compreender as estratégias utilizadas no Marketing Digital para atrair clientes, obter leads e converter em vendas. Mas, antes de começar com os tópicos, você sabe o que é o Marketing Digital? Basicamente, é o conjunto de estratégias  utilizadas no ambiente online com um único objetivo: atração.

1- Automação de marketing digital

Automação não significa substituir pessoas por máquinas. Automação é a utilização de softwares e programas para auxiliar a equipe de profissionais a executar as estratégias de comunicação de maneira mais fácil, rápida e eficiente. Usando de forma adequada, a automação de marketing aumenta a eficiência dos resultados.

Por exemplo, se um novo contato vem a partir de um determinado cadastro, a automação será responsável por separar esse contato em uma lista diferente de um cliente que já adquiriu o e-book.

2- E-mail marketing

O e-mail continua muito presente nas ações de marketing digital, é a principal ferramenta utilizada para conseguir gerar tráfego para um site, interagir melhor com os usuários, estreitar o relacionamento da marca com os clientes e, assim, gerar o maior número de vendas. É preciso tomar cuidado com essa estratégia de marketing, usar um bom layout, uma chamada atrativa, ter uma boa base de contatos, nunca, jamais comprar um malling ou usar um disparador de spam, afinal é a sua marca que está vinculada ao e-mail e é preciso  manter sempre as boas práticas de envio. =)

3- Inbound marketing

Inbound marketing é um conjunto de ações que tem como objetivo atrair os consumidores para o site de forma a conquistar  o interesse deles com estratégias  sutis de geração de leads, transformando-os em clientes potenciais. Com esse método, os contatos chegam ao seu site de forma espontânea. Por isso,  o carro chefe dessa estratégia é a atração, o Inbound  é uma das formas de marketing online com melhor custo x benefício.

4- SEO  – Search Engine Optimization

Em português é conhecido como Otimizador da ferramenta de busca. É uma das principais técnicas para atingir mais clientes na internet.  Requer um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar sua página e vai desde a busca do melhor assunto a ser abordado, até o número certo de palavras no texto, para que seu site seja encontrado mais facilmente pelos buscadores.  Técnicas de SEO são de grande valia para tornar o site mais amigável e assim, gerar mais tráfego de maneira orgânica.

5. Marketing de Afiliados

É a divulgação de um produto ou serviço, por parte do Publisher, em troca de alguma  remuneração oferecida pelo anunciante. O Publisher pode ser divulgado em sites, blogs ou rede social através de ferramentas e formatos como os oferecidos pela LomadeeZanox (por exemplo).  É um serviço que oferece  diversos caminhos para que o seu afilado possa ganhar dinheiro sem sair de casa.

6- Marketing de conteúdo

É o que está “pegando no momento”. É a principal ferramenta usada atualmente pelo marketing digital para atrair leads. Utilizamos o termo conteúdo porque é preciso produzir textos ricos, exclusivos e relevantes. Além disso, os textos devem obedecer às técnicas de SEO, devem ser interessantes mantendo uma frequência que envolva o usuário fazendo com que se interesse  pelo que você tem a oferecer, ou seja,  pelo seu produto ou serviço.

7- Métricas

Bom, métricas é o termo usado para medir resultados. Serve para todos os tipos de medição permitidas pelo marketing digital. São inúmeras as formas de avaliar se suas estratégias estão gerando resultado/lucro ou não. Aqui estão algumas siglas:
– CAC: Custo por Aquisição de clientes (usada para avaliar o quanto está sendo gasto para adquirir um novo cliente);
– LTV: Lifetime Value of Customer (Valor de tempo de vida de um usuário);
– CTR: Click Through Rate (serve para analisar a taxa de cliques em seu anúncio);
– KPI: Key Performance Indicators – Indicador chave de performance (métrica utilizada para acompanhar o andamento e desenvolvimento das ações e se elas estão atendendo aos objetivos esperados);
– ROI: Return On Investiment (analisa o retorno sobre o investimento que está sendo feito pela empresa).

8- Palavras-chaves

Também chamadas de Keywords, as palavras-chaves são termos importantes a serem colocados nos textos, principalmente quando utilizadas as técnicas de Search Engine Optimization. Usar a palavra-chave certa faz toda a diferença para conseguir bons resultados orgânicos, todos buscam as primeiras posições no Google.

9- SEM

A sigla “SEM” significa Search Engine Marketing, e também é conhecida pela expressão em português Marketing de Busca. Ela representa um conjunto de estratégias de marketing utilizadas com o objetivo de aumentar a visibilidade de sua página, para que ela seja encontrada pelos buscadores e consiga manter-se nas primeiras posições no Google e em outros buscadores”, resume o especialista.

10- AIDA

Por fim, AIDA que  nada mais é do que um acrônimo das palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

É um conceito utilizado pelo marketing digital para fazer uma análise de como os seres humanos se comportam diante de algumas situações e como podemos aproveitar tal comportamento para elaborar diferentes estratégias de marketing que possam atrair e gerar maior conversão de acordo com os interesses. Resumindo, fazer uma página voltada diretamente para seu público-alvo com um chamariz pode ser uma opção mas requer estudo e é preciso que seja feita uma análise. É possível sim otimizar uma página de acordo com o perfil do público-alvo que se deseja atrair.

Fonte: Corporate

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