Imagem otimizada
02 nov 2015
Compartilhar

Imagem otimizada

Principais fatores que influenciam na velocidade de um site

  • Hospedagem: Velocidade do servidor e tempo de resposta;
  • Programação: Arquitetura dos códigos HTML e CSS;
  • Imagens: Tamanho (peso) das imagens;
  • Plugins: Recursos instalados no site;

Você pode testar a velocidade do seu site através da ferramenta do Google: Page Speed é ótima, mas não vai desanimar, o Google nunca está satisfeito!

É possível reduzir uma imagem em 90% ou mais, sem perder qualidade

Um dos fatores mais importantes em otimização de sites é o tempo de carregamento, muitas coisas podem influenciar nesse tempo, uma delas é o tamanho do arquivo de imagem presente em seu site, ele pode ser reduzido sem perder a qualidade final.

Primeiramente como saber se a imagem está adequada para a WEB? Basta selecionar a imagem, clicar em “propriedades” e verificar o tamanho dela. O ideal é que não ultrapasse 500K, mas o melhor mesmo é que a imagem seja bem pequena, de 5K a 50K, deixe as “grandonas” para slide show. Para o conteúdo não precisa ser muito pesada. Outra coisa importante é verificar o formato (JPG, GIF, PNG), as vezes só mudando o formato a imagem tem uma redução significativa em seu tamanho sem preder qualidade.

Geralmente JPG são mais “leves” do que PNG, por exemplo. Preste atenção nisso que vai te ajudar.

otimizar-imagem-agencia-trampo

Como otimizar imagens para sites?

Há diversos software no mercado que oferecem a possibilidade de “salvar para WEB”, como é o caso do Photoshop, da Adobe, mas este é software profissional e é um pouco complexo para quem é leigo no assunto, por isso separamos algumas maneiras alternativas de otimizar a imagens sem perda qualidade através de recursos gratuitos, que não precisamo nem ser instalados em seu computador:

  1. Acesse o site: www.webresizer.com/resizer/
  2. Selecione a imagem para ser otimizada clicando no botão “choose file” e depois em “upload image“, aguarde o carregamento;
  3.  Ajuste as configurações escolhendo um novo tamanho (recomendamos utilizar 640px de width ou 1280px dependendo de onde será utilizada a imagem), e para o campo “Image Quality” em 80.
  4. Feito isso, clique no botão “Apply Changes
  5. Após aplicar as alterações, clique no botão: “Download this image”
  6. Altere o nome da imagem sem deixar espaços, acentos ou “ç”, por exemplo: “nome-da-imagem-sem-espacos-nem-acentos.jpg” e pronto, pode enviar sua imagem para o seu site.

Otimizando as imagens do seu site, a página fica mais leve e demora menos tempo para carregar, o que significa que o visitante terá uma boa experiência, além de contribuir para o SEO, pois sendo mais rápido seu site é favorecido pelo Google que utilizam o tempo de resposta para gerar os resultados.

Leitura recomendada: Otimizando imagens (Google)