De uns tempos pra cá uma tem surgido avalanche de pequenos empresários no ramo de loja virtual. A verdade é que muitas fecham rapidamente também.
Não existe milagre no e-commerce, há mil detalhes, mil melhorias a ser feitas, mil ações de marketing que não podem ser deixadas de lado e tanto trabalho quanto numa loja física.
As vantagens todos sabemos: Não precisa de loja física, vende 7 dias por semana, 2 horas por dia, 365 dias por ano.
O que as pessoas não medem antes de começar um negócios com loja virtual é a quantidade de recursos ($$$) necessários para que seu e-commerce efetivamente decole. Até que ela se torne referência muito coisa precisa ser feita.
Abaixo listamos algumas melhorias imprescindíveis que, caso sua loja ainda não tenha, é bom providenciar. Se a loja foi desenvolvida sob uma boa plataforma, maioria pode ser resolvido com plug-ins, caso contrário na ânsia pelo famoso custo/benefício já começou errado.
Ter a integração com Facebook na sua loja é muito diferente de ter um botão de curtir. Integrar significa múltiplos recursos de integração, inclusive atendimento e a própria loja em uma das abas do Face. Procure por um plugin all-in-one ( tudo em um) e certamente você vai corrigir diversas brechas como: ter botão de curtir em todos os produtos, o box de seguidores e como o Storya é possível mandar sua loja pro face com poucos cliques.
Chat
Não se sinta preso à loja por um chat, você ficar parte do tempo online ou ter alguém pra cuidar disso. O fato é que o chat virou um dos principais recursos que atenuam impessoalidade do atendimento e concretiza vendas. Zopim é a grande pedida, mas existem outros.
Afiliados
Um programa de afiliados bem elaborado significa dividir uma porcentagem da sua receita com quem divulga sua loja e alavanca suas vendas. Isso não é nem um pouco ruim, não seja mesquinho, um programa assim significa colocar um exército de vendedores na internet.
Loja virtual no Instagram
Imagens estão para Instagram como os produtos estão para as pessoas. Se você não faz marketing pelo Instagram está perdendo a “plataforma dos desejos”, o canal por onde as pessoas escoam o que gostariam de ganhar. Que tal ter a própria loja no Instagram? Ja ouviu falr do Selly?
SEO
É a otimização para sites de buscas. É uma das dicas para lojas virtuais mais complexas, mas à longo prazo é de longe a mais lucrativa. Chegar entre os 3 primeiras colocações do Google na busca orgânica por diversas palavras-chave deve estar entre as prioridades de qualquer empresas, sobretudo de e-commerce.
Adwords
Não havendo tempo hábil ou caixa para buscar o super-ranqueamento no Google, só resta o Adwords, que significa pagar para aparecer na busca patrocinada. E vale? Quando bem executado vale e muito. É uma das boas ferramentas para “encher seu ponto de venda”. Se a loja for boa, as ofertas atrativas, o atendimento bem feito, os meios de pagamento seguros, não tem erro.