Marketing Digital é um conjunto de ações, site é só uma delas.

Muitos clientes potenciais nos perguntam: – Quanto custa um site?

Uma miríade de agências digitais têm resumido os orçamentos de sites à esta pergunta simplista, como se fosse simplesmente mensurar o sucesso de uma empreitada de marketing com um preço simplificado, um orçamento.

Se fosse mesmo para simplificar e simplesmente atribuir um valor, diríamos que um site custa de 1.000 a 1.000.000 de  reais, mais ou menos. Assim fica difícil, mas o fato é que é a mais pura verdade, e ainda há os que custam diversos milhões.

É certo que deveria haver um fórmula para precificar um site, no entanto preferimos o caminho do conhecimento.  Gostamos de informar o cliente sobre os diversos caminhos em um escopo mais amplo dentro do marketing digital, ajudá-lo a descobrir para que casos se aplica o site que ele precisa,  encontrar a melhor relação de custo x benefício para que o seu negócio extraia o máximo de sucesso possível da empreitada digital.

Por isso criamos um glossário básico para quem deseja inserir sua empresa no mapa das empresas com boa posição no universo da web.

Site

Fazer um site e achar que as pessoas vão te encontrar no Google e fazer negócios com sua empresa é o mesmo que dizer que você encontrou um amigo seu, por acaso, na Europa em um evento com 500.000 pessoas. Qual a possibilidade disso ocorrer? Remota, por mais famoso que você seja.

No entanto é possível dar ao site maiores chances de atrair clientes, a isso chama-se SEO – Search Engine Optimization. Como o próprio nome diz, otimização para motores de busca. Consiste em preparar o código, referências e conteúdo do site para que este seja visto como mais relevante pelo crawler do Google.

O SEO é um dos exemplos de tarefa que quase nunca entra no orçamento cru de um site, por ser meticuloso e de suma importância, deveria obrigatoriamente fazer parte do orçamento.

Além disso é preciso que se tenha um bom vocabulário de web para que seja possível  solicitar um site de qualidade e bom custo/benefício, por exemplo:

– É estático (conteúdo fixo) ou dinâmico (pode ser atualizado constantemente)?

– É responsivo – se adapta automaticamente a qualquer tamanho de tela de celulares a Tvs?
– Ele é válido para múltiplas versões de browser

Estas são apenas algumas observações, mas convém alertar que mesmo que todo check-list de requeisição de um bom site seja atendido, isto não vai cobrir nem 10% das necessidades de posicionamento digital da tua marca.

Vamos resumir alguns outros pontos que vale a pena colocar no pacote:

Google Adwords

Existe duas maneiras de aparecer na primeira página do Google, através de SEO, disputando a relevância sobre determinadas palavras-chave digitadas pelos visitantes que buscam na constelação de outros milhões de sites, a isso damos o nome de busca orgânica.

A outra é pagando ao Google, através de leilão palavras-chave importantes(Adwords)  e aparecer nos anúncios patrocinados da busca do Google e sua rede de sites parceiros que utilizam espaços publicitários (Adsense).

Ambos os casos possuem tantas especificidades técnicas que certamente vão te fazer ter que consultar uma agência digital como a Trampo.

Facebook

Estima-se que 70% dos brasileiros utilizem o Facebook com alguma regularidade e que a média diária de horas de uso, por usuário é uma das maiores do mundo. Com avanço dos smartphones ficamos ainda mais tempo no tempo no Facebook. Daí vem a nova pergunta:

– Dá pra ficar fora dessa imensa possibilidade de fazer negócios? Sobretudo com as excelentes ferramentas de marketing online possibilitado pela plataforma.

A pergunta: – Sua empresa está preparada para conversar com clientes, atrais negócios, formular campanhas de marketing efetivas, fazer consolidação de marca através do Facebook e outras redes sociais?

Se não está, ou apenas acha que está, convém consultar uma agência digital como a Trampo.

 

Você sabe o que são backlinks?

É a quantidade de sites na web que possuem links apontam para o teu site. Blogs, sites parceiros, publicações sociais, vídeos no Youtube, aplicativos publicados nas lojas, publicações em portais.

Backlinks são um dos itens mais valorizados pelo Google na hora de classificar seu site como relevante ou não para determinadas palavras-chave. Quanto mais relevante o site que aponta para o seu, mais pontos você ganha nesta gananciosa corrida pelas primeiras posições do Google.

Há estudos publicados que dizem que simplesmente ter um vídeo publicado no seu canal do Youtube e no seu site aumentam em 53x as chances de você figurar na primeira página dependendo da palavra-chave digitada na busca.

Obviamente não dá pra lidar com a imprecisão de um dado tão relativo, mas é fato que dá pra perceber a importância de se flertar com múltiplos canais.

 

Sempre cabe mais algumas perguntas:

– Sua empresa consegue fazer vídeos criativos com boa relação de custo x benefício, expertise adequada ao funcionamento do marketing na web?

– O que você pode fazer com sua rede de contatos do Linkedin?

– Seu produto ou serviço pode alavancar negócios no Twitter ou instagram?

– Como conquistar mídia espontânea e potencializar em muito a qualidade de backlinks e o alcance da tua marca?

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