As regras do TSE para as eleições de 2016 para prefeito e vereador acabaram por hiper-valorizar as ações de marketing político digital. Ao proibir cavaletes, santinhos, faixas e outros suportes físicos de extrema poluição visual e urbana, reduzir o tempo de campanha para uma mês e meio, fez-se com que as ações online tomassem status de estrategicamente indispensáveis, mas qual usar?
Qual estratégia de marketing político digital é a melhor opção para as eleições de 2016?
Pergunta impossível de ser respondida com dados genéricos. Há candidatos que possuem plataforma e base sólidas no Facebook e contatos ao longo do tempo que os colocam naturalmente em posição de destaque.
Uma coisa é fato, alguns recursos controversos ganharam passe livre. Nos referimos às mensagens de SMS, Whatsapp e as Enquetes.
SMS
• Taxa de abertura impressionante, varia entre 87 e 98%;
• Custos menores do que os canais tradicionais;
• Tempo médio para leitura é de apenas 90 segundos;
• Alta taxa de conversão; adesão de até 27% segundo especialistas
• Alcance mais focado e assertivo do outros canais
• Ponto de atenção: Para não ter conotação de invasiva, a mensagem precisa ser bem elaborada
• 100% mensurável (em termos de entrega e interação)
• Totalmente personalizável para campanhas segmentadas e que precisam atingir clientes de forma individual.
• Taxas de abertura similares ao SMS
• Aceita multimídia: áudio e vídeo
• Pode viralizar sem for uma mensagem de importância geral ou bem humorada
• Alta aderências com as classes B e C
Enquete eletrônica
• Engajamento do eleitor digital
• Apoio a decisões estratégicas
• Conhecer o cenário do voto
Como é comercializado o marketing político digital via SMS, Whatsapp e Enquetes?
Normalmente são oferecidos pacotes com quantidades definidas de contatos que podem ser filtrados por região.
Exemplo de pacote, muito indicado para campanhas digitais para vereadores:
Enquete com 20 Mil eleitores identificando de intenção de Voto;
20 Mil Mensagens de WhatsApp (Video ou imagem)
20 Mil Mensagens de SMS (Texto com até 160 caracteres)
Na enquete de intenção de Voto é entregue ao cliente pessoa física ou partido um relatório com o NOME, ENDEREÇO COMPLETO E TELEFONE FIXO DO ELEITOR.
A enquete é realizada com o nome do candidato comparando-o com 4 concorrentes de sua indicação. Essa modalidade é mais indicada ao candidatos a prefeitos.
As mensagens de WhatsApp tem garantia de 100% de entrega, os usuários que usam o aplicativo são identificados ANTES DO ENVIO.
Na mensagem de WhatsApp, o vídeo precisa precisa ter tempo máximo de 45 segundos e 4MB. Quanto mais suscinta e interessante, maior aderência.
Nas Mensagens de SMS, são consideradas apenas as mensagens entregues pela operadora.
Como há severas restrições do TSE quanto à compra de bases de usuários, esta divulgação utilizam BASE PROPRIA da nossa empresa, com opt-ins válidos.
Os envios são acompanhados de relatórios.
Para maiores informações, consulte a Trampo – agencia@trampo.com.br