5 Plugins bons para otimização do WordPress

Falar sobre WordPress, o sistema utilizado no mundo para as construção de websites é sempre um desafio. Tudo o que se refere ao sistema é superlativo, inclusive a otimização do WordPress.

No repositório de plug-ins estima-se que haja 30 milhões de plug-ins. É muita coisa para que seja apenas ranqueados. O que torna um plgin popular são as avaliações dos membros da comunidade usuária e desenvolvedora.

Há dois motivos centrais para cuidar da otimização do WordPress:

• O Google está cada vez mais exigente coma velocidade dos sites. Na guerra do SEO, velocidade tem significado perdas preciosas no ranqueamento. Um caminho para checar como anda seu WordPress é usar a ferramenta Pagespeed Insights do próprio Google.
• Os provedores de hospedagem mais populares do Brasil estão cada vez piores. Ajustar o tempo de resposta de sites WordPress em hospedagens como Locaweb, Hostgator Brasil e Uolhost beira a missão impossível.

Selecionamos alguns plug-ins sobretudo pelas dicas do blogmais.com.br . O único alerta é que sempre se deve manter um backup do site antes de instalar qualquer plug-ins. Há alguns que são inúteis, mas há também os que são desastrosos. No caso, os plug-ins foram testados para otimização do WordPress versão 4.4.1.

Plugins para otimização do wordpress

1. Plugin Organizer
Um dos principais gargalos de velocidade do WordPress são os plug-ins pesados. A demanda por excessivos Javascripts e o excesso de CSS dos responsivos conduzem para uma necessidade de priorização no carregamento dos plug-ins . O Organizer faz isso muito e de maneira simples.

2. Smush.it
Outro empecilho na velocidade do WordPress é a preguiça, sim a otimização do WordPress requer trabalho constante. No caso, o Smush-it resolve o principal gargalo da preguiça, a otimização das imagens, compactanto-as sem comprometer sua qualidade. Isso acelera sobremaneira o carregamento das páginas.

3. WP Optimize
É um plugin simples mas ajuda muito na compactação da base de dados do WordPress ajudando nas operações com o PHPadmin.

4. Speed Booster Pack
Outra boa suíte de recursos. É do tipo tudo-em-um pois organiza plug-ins em pastas, compacta imagens, elimina tags indesejadas no cabeçalho.

5. P3
Uma das estrelas do WordPress, presente na maioria das boas listas de plug-ins essenciais, significa Plugin Performance Profiler. Atua diretamente na organização e tempo de carregamento dos plug-ins.