Planos, planos, planos e todo começo de ano vem a avalanche do planejamento do marketing digital nas empresas. Neste post vamos abordar sucintamente o planejamento do marketing digital para pequenas empresas.
Nós sempre tivemos um fascínio especial pelas pequenas empresas, onde muita vezes é o próprio dono quem cuida pessoalmente do planejamento.
1. Diagnosticar
Você sabe quantos visitantes tem seu site e redes sociais, qual a procedência, quais assuntos mais visitados, qual é o quociente de organicidade dessa audiência?
Se não sabe, o primeiro passo é: Conheça seu visitante.
2. Audiência x Leads
O conceito de funil de vendas vem daí, você saber quem é seu visitante mas, sobretudo, saber atrair, reter, s relacionar com os mais qualificados em retornar negócios.
3. Onde investir
O mundo dos seus sonhos seria aquele em que você sai gastando adoidado com marketing e depois seleciona o que dá mais resultado. Infelizmente o mundo real é aquele onde você toma decisões baseadas no seu caixa, associado com a opinião de especialistas como a equipe da trampo e todos ganham.
4. Montando um plano efetivo significa pensar na infra antes de tudo
Achar que já sabe o suficiente e sair distribuindo tarefas é um belo começo errado. Abra a planilha e defina as ações detidamente.
Aqui sugerimos um check list para ajudar
– Seu site : O seo está OK? O Seo master scanner ou Page speed Insights podem dar uma pista da “saúde”do seu site.
– Google Analytics está instalado? Ele vai te dar preciosas informações sobre potencial cliente, sua real audiência também.
– Revise suas redes sociais e define qual será a “voz”da tua empresa, qual a abordagem mais equilibrada entre conteúdo útil ao usuário e conteúdo comercial.
– A identidade visual é muito importante! Na era do conteúdo deve-se definir a “cara”da empresa
– O Google é o senhor dos negócios, quais são as palavras-chave do seu negócios. Enumere umas 20. Elas serão úteis em todas as comunicações do Marketing Digital. Desde o Adwords, ate os filtros que norteiam as publicações incentivadas do Facebook.
5. Acompanhe os resultados
É evidente que mesmo com toda a cautela, vai ocorrer casos onde a estratégia não se revele uma potente força de vendas. Lembre-se: O marketing digital é estratégia refinada, poucos ajustes podem trazer muito mais economia e resultados.
Conheço empresários que encontraram sua mina de ouro no Twitter, outros no Instagram e ainda os que se revelam no Youtube.
Pense multiplataforma e lembre que em todas vocês estará colhendo aderência de marca.