Os principais erros de marketing que você deve evitar para manter a imagem da sua empresa
05 Jun 2017
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Os principais erros de marketing que você deve evitar para manter a imagem da sua empresa

Muitos empreendedores ao iniciarem seus negócios, focam a atenção de todos os investimentos e tempo em criação do tipo da empresa, controle financeiro, admissão de funcionários, entre outros. No entanto, se esquecem de dar a devida atenção à aplicação de estratégias, cometendo vários erros de marketing.

O fato é que toda boa empresa investe e reconhece a importância do marketing. Seu principal papel é identificar e prever as necessidades do cliente, suprindo-as de uma forma lucrativa para o consumidor e para a empresa.

No entanto, um erro comum entre algumas empresas é achar que o marketing se resume em publicidade e divulgação de serviços. O marketing é uma ciência que vai além e busca todos os fatos em torno do consumidor, da empresa e do produto.

Sendo responsável por elaborar e aplicar estratégias, planejamentos, técnicas e pesquisas, cujo objetivo é ir de encontro ao consumidor, identificá-lo, satisfazê-lo e por fim fideliza-lo. Quando isso não ocorre, é porque há erros de marketing na gestão da sua empresa.

Marketing Ideal – Os erros de marketing que você não deve cometer

Boa parte dos profissionais subestima o marketing, achando que aplicar estratégias e definir planos é uma tarefa fácil. No entanto, é necessário aplicação e conhecimento para utilizar tal ferramenta da forma correta.

Saiba quais são os principais erros de marketing cometidos pelas empresas e como você pode evita-los:

  • Não definir personas

Essa é uma importante etapa para consolidar o marketing da sua empresa. A criação de personas é uma espécie de segmentação dentro do público alvo definido. Portanto, o primeiro passo é definir para qual público sua empresa espera satisfazer as necessidades.

Resumindo, persona se trata da definição do perfil de cliente típico, possuindo as mesmas características principais dos compradores, preferencias pessoais e hábitos de consumo. A persona tem caráter fictício, no entanto com características reais.

A definição de personas permite que a empresa fale a mesma língua do cliente, oferendo oportunidades alinhadas as suas necessidades.

  • Ausência de conteúdo e otimização

Na sociedade informatizada e globalizada que vivemos, é essencial que o marketing esteja na plataforma digital. Portanto, dentro de todas as ferramentas escolhidas para fazer o marketing, seja em redes sociais, ou sites e blogs, deve haver uma preocupação com o conteúdo.

O conteúdo otimizado em técnicas SEO é a ferramenta mais importante para destaque nas ferramentas de busca, e consequentemente na geração de leads. Portanto, investir em conteúdo de qualidade e otimizado, atrai clientes e é uma das garantias de bons negócios.

  • Ignorar o alcance das redes sociais.

As redes sociais possuem grande poder de influência na rede. O empreendedor que ignora as atualizações das páginas, o conteúdo postado e estabelecimento de contato com cliente estará cometendo um grande erro de marketing.

Além disso, redes sociais como o Facebook são ótimas ferramentas para faturamento por meio de publicidade de anúncios. Através do Facebook Ad, é possível promover seu produto ou divulgar o produto de outra pessoa, recebendo comissões pelos acessos e pelas vendas concretizadas.

No entanto, anunciar no Facebook não é uma tarefa tão simples, requer planejamento. A seguir, os principais erros cometidos ao anunciar no Facebook.

  1. Não seguir novos formatos – Inovação é um termo sempre presente quando se trata de marketing. O Facebook sempre disponibiliza novas funcionalidades. Aderir a um novo formato é atrair a atenção do seu cliente e sair na frente.

 

  1. Falha no acompanhamento da campanha – Por se tratar de um de mercado dinâmico, sempre em mudança, é preciso acompanhar se o investimento permanece valendo a pena e atraindo novas oportunidades.
  1. Deixar de investir em várias campanhas – Com certeza, se sua campanha no FacebookAds está gerando bons resultados, permaneça investindo nela.

Mas sempre tenha uma reserva para investir em outras campanhas que também apresente bons resultados. Caso algo aconteça a sua campanha principal, você terá outras opções para gerar bons resultados.

ERP para estratégias de marketing – Controlando os resultados e investimentos

Sabe-se que possuir um software de gestão empresarial é fundamental para organizar e manter a rotina de uma empresa. Um ERP além de fazer todo o controle financeiro, estrutural e pessoal da empresa, pode ser considerado uma ótima ferramenta para auxiliar no marketing.

Através de um software de gestão é possível planejar os investimentos em marketing com base na coleta e armazenamento de dados no sistema. Além disso, possibilita o controle dos resultados e sua análise, evitando erros de marketing.

Isso porque, por exemplo, o controle de estoque possibilita que você veja quais produtos estão com pouca saída e precisam de divulgação. Além disso, o controle financeiro permite uma visualização do retorno do seu investimento e quanto ainda você pode investir.

É evidente que tais funcionalidades são só alguns exemplos de tudo que o software pode fazer pela sua empresa e pelo marketing do seu negócio. Caso você deseje saber mais sobre isso, acesse o Gestão Click.

Autora: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick.

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