Marketing de conteúdo é um recurso em que você atrai clientes potenciais através da divulgação textos, apresentações, e-books, infográficos entre outros conteúdos relevantes e de interesse comercial geral.
Além de captar interesse de clientes por meio da geração de confiança em seu conhecimento, o marketing de conteúdo é hoje em dia o principal veículo de indexação do teu site pelo Google. Através dos textos e outros conteúdos é que o Google indexa palavras-chave e julga se seu site é relevante ou não, em cada nicho de busca.
Também considera-se marketing de conteúdo o ato de oferecer conteúdos mais complexos através de captação dos contatos do interessa e à partir daí gerar um funil de vendas. Este é um pilares do Inbound marketing.
Daí conclui-se que o conteúdo passar a ser uma ferramenta de marketing essenciais a qualquer negócio pois reforça pontos vitais como SEO e Inbound marketing da empresa, gerando uma relação mais duradoura com os clientes.
O que é marketing de conteúdo relevante?
Comece por um blog, não há regras rígidas de estilo editorial, o que importa é se seu conteúdo é interessante o suficiente para ser compreendido, assimilado e passivo de ser compartilhado.
É claro que quanto mais material, mais ilustrado, mais completo, melhor para a empresa, pois o potencial cliente sabe valorizar um conteúdo mais rico.
Assim os pdfs, e-books, videos publicados no You tube, blogs, imagens, tudo fica indexado como conteúdo e podem ter suas palavras-chave muito bem trabalhadas. Faça alguns testes variando conteúdo e descubra a melhor dinâmica para suas publicações.
Erros a ser evitados
Alguns cuidados são necessários como fazer textos acima de 300 palavras e sempre enfatizar as palavras-chave que sejam foco no assunto.
Manter coerência no assunto e jamais copiar e colar conteúdo alheio, o Google pune severamente o conteúdo duplicado.