Hoje em dia, muito se fala em marketing digital e todos os seus resultados positivos para as empresas que querem seu lugar ao sol no concorrido mercado.
Uma empresa que tem presença digital nas diferentes mídias, certamente, tem sua marca reconhecida pelas pessoas e maior destaque. Mas você sabia que o marketing digital é uma técnica que funciona a médio e longo prazo? Conheça os motivos lendo esse artigo até o final.
Google Ads leva 3 meses de ajustes constantes até uma campanha ser considerada madura
O principal objetivo de toda a campanha de marketing digital é dar maior visibilidade à sua empresa na internet. Seja a criação de um site, blog, páginas digitais, redes sociais, anúncios no Google, mídias sociais, canais no Youtube ou conteúdo escrito. Tudo isso é para ter mais reconhecimento pelas pessoas.
Essas ferramentas servem não somente para divulgar empresas, mas também para gerenciar sua reputação online, algumas de maneira rápida e outras nem tanto.
O Google Ads, por exemplo. É a plataforma de anúncios do Google e desde o ano 2000 lidera o mercado de mídia online. Através do Google Ads é possível criar anúncios de pesquisa, de display, no Youtube, no Gmail e até na Play Store.
Mas nem tudo são flores no meio digital. O Google Ads, por exemplo, para considerar uma campanha totalmente madura, você precisa fazer ajustes constantes por cerca de 3 meses. Não é somente lançar e campanha que estará tudo resolvido.
Por isso que o marketing digital é uma técnica que não traz resultados imediatos da noite para o dia. É preciso paciência e perseverança para fazer os ajustes necessários ou mudar as estratégias de abordagem aos clientes. Somente dessa forma, o Google Ads reconhece sua campanha como sendo madura.
Qualquer otimização de SEO leva tempo para ser ranqueada
É impossível falar em marketing digital sem mencionar a sigla SEO. Este conjunto de técnicas úteis para valorizar a presença de sua empresa em qualquer ambiente online, capaz de gerar tráfego orgânico para o seu site, potencializando os resultados, também não apresenta retorno imediato.
Mas assim como o Google Ads, é preciso de um pouco de paciência. No marketing digital nada funciona instantaneamente. Qualquer otimização de SEO leva um certo tempo para ser ranqueada pelo Google e não adianta ter pressa.
É claro que os posts do seu blog otimizados para SEO vão levar algum tempo para ganhar o reconhecimento do Google para que você fique nas primeiras posições, aumentando sua visibilidade.
Não é simplesmente porque você fez uma otimização estratégica de SEO dos seus posts que o Google vai colocar a página do seu site na primeira posição. Tudo leva algum tempo nessa área.
As mudanças no algoritmo do Google e Facebook são numerosas, constantes e difíceis de assimilar
O Google e o Facebook são usados por milhões de pessoas todos os dias. Por isso, eles sofrem constantes atualizações e mudanças para melhorar a experiência de navegação usuário.
Mas essas mudanças são constantes, numerosas e difíceis de assimilação para a maioria das pessoas. Esse também é mais um motivo que comprova que o marketing digital é uma técnica com efetividade comprovada a médio e longo prazo.
Para aumentar o engajamento online do público com sua marca é essencial pensar em aspectos como a criação de um tipo conteúdo que seja adequado para cada usuário em cada plataforma diferente. Por isso que essas mudanças no Google e no Facebook são constantes e necessárias.
Dessa forma, é preciso considerar que Facebook, Twitter, Linkedin, Google Plus, Instagram, entre outros, tem seu público específico. Para cada uma dessas redes sociais, você deverá oferecer conteúdo de qualidade e é por isso que algumas mudanças nessas plataformas são difíceis de assimilar, até mesmo para os profissionais mais experientes.
Pensando sempre a longo prazo no marketing digital
Para obter melhores retornos financeiros para sua empresa, uma boa estratégia de marketing digital deve ser pensada sempre a médio e longo prazo.
Pensar em trabalhos mais duradouros e eficazes trazem resultados mais constantes, melhor ranqueamento no Google, autoridade e engajamento para sua marca.
Mas isso só é possível somente a partir de uma boa estratégia mantida por meses. Para criar uma boa presença nos ambientes digitais é preciso pensar em como posicionar-se de maneira adequada na internet.
Dessa forma, é necessário adotar estratégias capazes de promover sua marca perante os concorrentes no mercado usando links patrocinados, dentre outras, mas também investindo em um trabalho a longo prazo.
Conclusão
Você percebeu que o marketing digital sempre foi e sempre será uma eficiente técnica com real efetividade a médio e longo prazo. Para que ele seja eficiente, você e todos os profissionais envolvidos nessa estratégia precisam pensar em ter paciência e estratégia contínua, sempre mantendo-se antenado às possíveis mudanças dos algoritmos que regem a boa audiência.