SEO – Search Engine Optimization é o nome desta sigla que em português fica Otimização para motores de busca.
Consiste em deixar o seu site apto a ser bem compreendido e pontuado sobretudo pelo Google.
O valor intrínseco disto é muito claro, são inúmeras vantages:
1. Estar entre em primeiro lugar na busca orgânica para determinada palavra-chave é quase certeza de te garantir o clique do visitante
2. Estar entre as 3 primeiras posições nos resultados de busca te dão 70% de chance de receber um grande volume de cliques
3. Estar na primeira página do Google te garante visibilidade
4. Estar após a terceira página nos resultados de busca orgânica praticamente elimina suas chances de ser clicado
Outras vantagens do SEO:
Para cobrir os três primeiros itens das vantagens o Google criou a busca paga ou Adwords, é quando você remunera o Google pelo clique para uma faixa de palavras-chave que você escolhe e banca os leilões.
Não precisa ser um gênio pra deduzir que estando bem colocado na busca orgânica vai te poupar um bom dinheiro que poderia estar sendo investido em outras ações de marketing digital e não só de Adwords.
Você pode se perguntar se não seria bom pro Google diminuir o ranking de sites bem feitos, para forçar os empresários mais ligados a investir em seu negócio de busca. Definitivamente não. O Google lucra com a reputação de ser o buscador que mais retorna resultados relevantes. A relevância para quem busca é o negócio do Google e não o contrário.
E como se faz o Otimização para ser bem ranqueado pelo Google?
Eis a questão, o Google não revela claramente as regras dos seus algoritmos e também os muda constantemente para evitar trapaças.
A otimização passou a ser então uma competição pela relevância e se transformou em um trabalho contínuo em decifrar e aplicar as exigências dos algorítmos do Google.
Algumas regras são barbada (de ser decifradas, não necessariamente de ser aplicadas)
1. O Google ranqueia melhor quem posta conteúdo constantemente. Então quando mais textos regulares, mais palavras-chave você põe na briga
2. Pontua melhor os domínios mais antigos. Então se você é um tradicional dono de site, ganhará uns pontos a mais
3. Google odeia Flash. Seu site pode ser antigo, mas se estiver em Flash, esqueça, o algoritmo não se dá bem com conteúdos compilados. Aliás, não só o Google, a Apple também passou a brigar não só com a Adobe mas com qualquer coisa que pese o browser.
4. Google adora código bem estruturado. Truques de CSS que organizam bem o conteúdo são muito bem vistos. São as Tags de títulos e subtítulos H1, H2, H3, etc
5. Servidor rápido. Se o servidor do seu site tem bom processamento e entrega rápido o seu site, o Sr. Google te dá pontinhos. Neste caso é uma via dupla, tanto o servidor bom, quanto o site leve e bem feito conta preciosos pontinhos. Sabe aquela prática conta da Locaweb? Pode ser o pior caminho para seu site.
6. Servidor seguro é mais uma despesa para você somar ao seus gastos com site. O certificado SSL que garante que o sua URL é seu site mesmo e não uma máscara, aumenta a segurança do usuário e também mostra que você é um profissional sério.
7. Imagens e vídeos – o primeiro buscador do mundo é o Google, o segundo é o Youtube, então e fato que ter um vídeo institucional publicado no Youtube vai te puxar para a primeira página. As imagens não são meras ilustrações, o Google prima pela acessibilidade, descreva sua imagem, nomeie adequadamente.
Bom, estas são apenas algumas das regras que, por análise e dedução, milhares de especialistas vêm apontando constantemente e ajudando os desenvolvedores como a Agência Trampo a permitirem aos seus clientes uma melhor sorte com o buscador campeão de audiência.
Alguns sites podem ajudar na tarefa de ao menos saber o que deve ser feito. Consulte-nos.