SEO para Imagens em 6 Dicas essenciais, como fazer

O SEO para imagens é uma tarefa chave no bom desempenho das buscas em seus site. As imagens impactam diretamente no tempo de resposta do servidor, no carregamento geral do site.

Quando uma pessoa busca no Google um produto, lugar,informação, uma receita qualquer, o buscador automaticamente busca pelas imagens, pelo texto alternativo e outras informações sobre ela.

Seo para imagens explicada por uma agencia digital mostrando íconesNa dúvida sobre as regras de SEO para imagens, a diretriz é que se se preencha todas as opções possíveis. Cumpre ressaltar que são raríssimas agências que desenvolvem sites executam estas tarefas por padrão, normalmente são os serviços específicos de SEO que o fazem, posto que toma um bom tempo e planejamento.

Outro ponto de destaque é que tanto a busca semântica, quanto a aba de imagens contam como resultados de busca, além da busca global mostrar também alguns dos primeiros resultados misturados na primeira página.

A busca por imagens é gigantesca, não basta apenas incluir imagens, são vitais os textos que a acompanham.

8 maneiras de calibrar o SEO para imagens

  1. Preencher as tags ALT

As tags Alt significa texto alternativo à imagem, ou seja o atributo ALT vai aparecer em casos onde a imagem não é carregada e também nos softwares leitores voltados à deficientes visuais. Uma imagem bem descrita também é uma questão de humanidade.

As melhores práticas para preencher as tag ALT são:

  • Descrever de maneira mais fiel possível o conteúdo da imagem
  • A palavra-chave foco deve estar presente no começo da tag
  • Seja direto
  1. Nomear o Arquivo

O nome do arquivo deve descrever o conteúdo da imagem e não do texto, então a melhor maneira de ter uma conteúdo de qualidade é caprichar na qualidade da imagem para que esteja devidamente alinha ao conteúdo do texto. Em um texto sobre receita culinária de carne com batatas poderia ser cozinhando-descascando-batatas.jpg, incrivelmente melhor do que DSC0095.jpg.

Resumindo:

  • O nome sempre relacionado ao conteúdo da imagem
  • A palavra chave foco presente
  • Sempre as palavras com hífen, nunca emendadas, num com underscore.
  1. Use imagens de acordo com o contexto

O crawler do Google está lendo seu texto, traçando correspondência entre as informações. Em resumo, ele “liga os pontinhos” para definir se o conteúdo é de qualidade ou não.

Além disso, o Google interpreta as imagens, seja coerente.

  1. Imagens de qualidade, arquivo pequeno

Para o bem da performance, o arquivo deve ser o menor possível. Caso você use WordPress, o plugin Smush it! Pode ajudar bastante. O importante é carregar rápido, senão o algorítimo nem lê.

Pense em dimensão generosa adequada aos 72dpi comportados pela maioria das telas.

O formato mais adequado é o JPEG, você utilizar também o PNG caso necessite transparência e GIF em caso de animação. Esqueça o BMP, o Tiff e outros formatos voltados ao tratamento profissional.

Produza imagens nas exatas dimensões para a qual se destina, nem mais nem menos e sem preguiça de editar. Se preciso use um aplicativo leve para otimizar a tarefa. O Skitch , por exemplo, captura, recorta e redimensiona imagens. Irfanview e Pickpic são excepcionais freewares também.

  1. Descrição, a imagem em palavras

O Alt é bom que tenha até 69 caracteres, mas há ainda um complemento pouco conhecido, que é a descrição longa. Não sabemos precisar se o buscador lê a description, na dúvida, recomendamos.

  1. Sitemaps de Imagens

Um aspecto muito importante da otimização de imagens é a indexação. As imagens devem estar no índice do buscador para aparecer na busca, porém, se o buscador não encontra seus arquivos de imagem, dificilmente poderá registrar elas.

Assim como o sitemap.xml é um auxílio a mais para o buscador, há o sitemap para imagens. As ferramentas para webmaster e certos plug-ins podem te ajudar nesta tarefa. Isso inclui a URL de cada imagem, e opcionalmente, o título e a legenda da foto.

Além disso, se utiliza palavras chaves no texto ancora, pode melhorar o posicionamento para essas buscas. Mas, é claro, sem abusar.

  1. Links na imagem 

Links para outros conteúdo ou pelo menos para o próprio arquivo da imagem são sempre bem vindos.

  1. Plugins wordpress

 Estas dicas não se restringem aos usuários de WordPress, mas como o sistema é demasiadamente bem quisto no mundo virtual, não custa dar a chave de ouro do SEO para imagens e a razão principal pela qual elaboração deste texto: O plugin WP Meta SEO. Sem muitas palavras, é genial.

Pular para o conteúdo