E aí, vamos anunciar no Waze? Como toda gigante digital que se preze, o Waze começou todo gratuito e se mostrando um super serviço. Aí é claro que surge um modelo de negócio e o deles também são os anúncios.
Diferente do Google que oferece ocorrências de anunciantes de acordo com as palavras-chave da busca, no Waze são oferecidas empresas por proximidade geográfica. O mapa do navegador oferece uma tarja de anúncio e também o Pin com a localização.
O valor do anúncio é o CPM – Custo por mil – cada 1000 exibições do anúncio no Waze você paga 1US$ e o valor mínimo mensal é de 50US$. O valor é bem razoável e é muito bom aproveitar enquanto não há saturação na procura pelo serviço.
Como medir o ROI?
Isso é caro ou barato? Bem, comparando-se com portais e grandes sites brasileiros, tá de graça. O UOL e o Terra são quase uma ignorância em matéria de valor do CPM, quer dizer, o CPM até que a razoável, no UOL tem por 28,00 mas, para negociar é um parto, partem de 10.000 reais por mês a ser investidos.
Ao anunciar no Waze, paga-se pelo cartão de crédito obrigatoriamente internacional.
O que é preciso mesmo medir é o quanto vale a aderência da tua marca para usuários mobile em trânsito, já que normalmente as pessoas usam Waze para ir de um ponto a outro que não tenham certeza da localização. Assim, pode ser um erro comum querer aderência da localização do seu estabelecimento para os moradores da região, se quase ninguém vai setar o Waze para ir pra própria casa. Claro que há exceções, tem gente que usa pra tudo.
Também não dá pra contar com o clique, já que raros vão clicar. Clicar significa sair do aplicativo. Mesmo assim seu negócio vai aparecer nas buscas locais, suponha que a pessoa, em turismo, busque por restaurante em uma determinada região. Pagar US$ 50,00 por 50.000 ocorrências assim é um negócio da China pra quem valoriza a aderência da marca tanto quanto a conversão.
Expanda a mente para Imobiliárias, Colégios, Clínicas. Agora pense em promoções para Postos de Serviços, Supermercados, Farmácias. Entendeu que uma boa promoção no meio do caminho pode levar o motorista a parar para “aproveitar”. Por isso calcular o ROI de um anúncio assim não é uma tarefa básica e envolve diversas percepções de valor. Anunciar no Wazer requer percepção apurada e uma dose de risco.
Como anunciar no Waze?
De todas as plataformas de anúncios, não vimos nada mais simples até agora do que o painel do anunciante do Waze. Isso não significa que você não precise de profissionais, mas que não é mesmo um bicho de 7 cabeças, não é. Cumprindo meia dúzia de regrinhas e tendo um naco de conhecimento e paciência, vai que vai.
O maior desafio é passar uma super mensagem com 80 caracteres.
Por exemplo, o da Agência Trampo:
Você viu esse anúncio? Então fazer marketing digital vale a pena. Consulte-nos.
Ainda não sabemos se vale a pena, mas como adoramos aderência de marca, é claro que vamos nos arriscar.
Conclusão: Vale a pena?
Claro que vale, o que não vale a pena é insistir em ações de marketing que vivem dando resultado algum. O marketing digital tem trunfos que o coloca no topo das atividades de marketing publicitário:
– É barato, você pode começar com pouco.
– É mensurável. Se com pouco você conseguiu algum objetivos, basta multiplicar o investimento.
Só nunca se esqueça da técnica, arte e criatividade. Isso nós da Trampo temos a te oferecer.